O salmista descreve dois lados do caráter dos iníquos no Salmo 10: 2–11. Estruturalmente, cada descrição tem cinco versículos e termina com os pensamentos internos do injusto opressor: “Ele diz em seu coração” (10: 6, 11). Duas palavras resumem esses opressores perversos: arrogantes e agressivos. Seu orgulho e violência são um desastre para quem fica no caminho.

Arrogante

Primeiro, os opressores maus são arrogantes. O problema que eles causam decorre da auto-importância.

Em arrogância, os ímpios perseguem calorosamente os pobres;
sejam apanhados nos esquemas que eles criaram. (10: 2)

De onde vem esse orgulho abusivo? Por um lado, esquecem que os ricos e os pobres foram criados por Deus. Nós não nos criamos. Não escolhemos em que família nascemos e as oportunidades que recebemos. Não decidimos quão inteligentes seríamos, quão sábios seríamos, quão motivados seríamos. Tudo isso é da mão de Deus. O escritor de Provérbios diz: “Os ricos e os pobres se reúnem; o Senhor é o criador de todos eles ”( Provérbios 22: 2) Os ímpios esquecem isso. Eles gostam de se ver como homens feitos por si mesmos, como tubarões feitos para nadar no topo da cadeia alimentar. Esse orgulho é darwiniano em sua essência – uma sobrevivência dos mais aptos que moem os pobres na terra. E em sua arrogância, eles pensam que Deus nunca fará nada. Eles só têm desprezo por Deus e riem de qualquer idéia de julgamento.

De fato, eles não adoram a Deus. Eles se adoram.

Pois o ímpio se orgulha dos desejos de sua alma,
e o ganancioso por ganhar amaldiçoa e renuncia ao Senhor.
No orgulho de seu rosto, os ímpios não o procuram;
todos os seus pensamentos são: “Deus não existe”. (10: 3, 4)

A palavra “para” (v. 3) nos diz por que os iníquos perseguem os pobres. Eles se voltam contra os pobres e desamparados porque se voltaram contra Deus.

O que significa se orgulhar de seus desejos? Essa é uma frase incomum. Os ímpios se orgulham de seus desejos. Seus desejos são uma virtude. Afinal, eles não tiveram sucesso por causa de sua vontade de vencer? Sua ganância os levou aonde estão.

Uma das ilustrações mais poderosas disso veio do filme de 1987 de Oliver Stone, Wall Street . O personagem principal, Gordon Gekko, foi inspirado em traders de alta potência que dirigiam os mercados financeiros como mestres do universo. Em uma cena famosa, Gekko discursa aos nervosos acionistas da Teldar Paper Corporation.

A ganância, por falta de uma palavra melhor, é boa. A ganância está certa. A ganância funciona. A ganância esclarece, corta e captura a essência do espírito evolucionário. Ganância, em todas as suas formas; ganância pela vida, por dinheiro, por amor, conhecimento, marcou a onda ascendente da humanidade e da ganância, você assinala minhas palavras, não apenas salvará a Teldar Paper, mas essa outra corporação defeituosa chamada EUA.

Esta citação tocou uma corda porque atingiu tão perto de casa. O espírito do materialismo americano declara que a ganância é uma virtude, que de fato a ganância é a base do sucesso. Esta é a mentalidade do homem ou mulher que se orgulha dos desejos de sua alma. Eles se gabam porque acreditam que é bom nunca se contentar, nunca se satisfazer, sempre querer mais. E em sua ganância, eles moem os pobres no chão para conseguir o que querem.

É preocupante notar que esses homens e mulheres maus renunciam a Deus por seu nome pessoal, Yahweh (“o Senhor”, v. 3). Isso implica que esses opressores não são estrangeiros; eles são israelitas que rejeitam conscientemente o Deus de Israel. Em sua ganância, eles amavam mais dinheiro e posses do que Deus. Em seu orgulho, eles não o procuraram. Finalmente eles negaram que Deus existe.

A ganância e o orgulho também podem afastar seu coração de Deus hoje. Você pode ter crescido conhecendo a Bíblia , mas está vivendo por si mesmo. Jesus disse: “De que vale um homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?” ( Marcos 8:36 ). Os iníquos se vangloriam de seus desejos, mas as Escrituras dizem: “Quem se gaba se vangloria no Senhor” ( 1 Coríntios 1:31 ).

Você pode assumir que alguém que rejeita abertamente a Deus seria derrubado por um raio. Mas ateus costumam prosperar. As pessoas que se dedicam a coletar dinheiro geralmente ficam ricas. E porque eles riram de Deus e ainda tiveram sucesso, sua arrogância cresce. Eles assumem que devem ser invencíveis.

Seus caminhos prosperam em todos os momentos;
os teus juízos estão no alto, fora da vista dele;
quanto a todos os seus inimigos, ele os ofega. (10: 5)

Por ser rico, está convencido de que nada pode tocá-lo. Ele tem os mais recentes aparelhos de tecnologia; ele dirige um novo Aston Martin; ele vai nas melhores férias; ele veste roupas novas. O sucesso cegou os olhos para o julgamento de Deus – é alto demais para ele.

Aqui está o que ele pensa em seu coração:

Ele diz em seu coração: “Não serei movido;
por todas as gerações não enfrentarei adversidades. ”(10: 6)

O homem perverso é completamente enganado. Ele acha que as bênçãos que Deus reserva aos piedosos pertencem a ele! É o homem irrepreensível que não será abalado ( Salmo 15: 5 ; 16: 8), mas os iníquos “são como palha que o vento afasta” ( Salmo 1: 4 ). Os iníquos pensam que podem criar seus filhos para prosperar depois deles. Eles podem colocá-los nas escolas certas, apresentá-los às pessoas certas e deixar uma confiança que lhes proporcionará. Mas as Escrituras dizem que “a geração dos retos será abençoada” ( Salmo 112: 2 ). Em seu orgulho, o homem mau acredita em uma mentira.

Agressivo

O homem mau não é apenas arrogante e orgulhoso, é agressivo e violento. Esta é a segunda parte da descrição do salmista.

Primeiro, suas palavras são violentas.

Sua boca está cheia de maldições, enganos e opressões;
debaixo da sua língua há malícia e iniqüidade. (10: 7)

No verão de 2012, o nordeste de Oklahoma era um tinderbox após semanas de seca e temperaturas de três dígitos. Em 2 de agosto, um incêndio devastador no Condado de Creek queimou 58.500 acres, destruiu 376 casas e deixou centenas de pessoas desabrigadas. Como se viu, o fogo foi iniciado por um único cigarro. As palavras de um homem mau são como uma faísca que acende a violência.

De fato, os pecados da língua são o tipo mais comum de violência nos Salmos. CS Lewis observa,

Eu acho que quando comecei a ler isso me surpreendeu um pouco; Eu meio que esperava que, em uma era mais simples e violenta, quando mais maldade fosse cometida com a faca, o grande graveto e a chaminé, menos seria feito com a conversa. Mas, na realidade, os salmistas mencionam quase nenhum tipo de mal com mais freqüência do que este, que as sociedades mais civilizadas compartilham … Está em todo o Saltério. Quase se ouve o incessante sussurro, tagarelice, mentira, repreensão, bajulação e circulação de rumores. Nenhum reajuste histórico é necessário aqui, estamos no mundo que conhecemos.

O mal se mostra com mais frequência na violência verbal. De fato, o apóstolo Paulo cita o Salmo 10: 7 para mostrar que todos, judeus e gentios, estão sob o poder do pecado ( Romanos 3:14 ). E James diz:

E a língua é um fogo, um mundo de injustiça. A língua é colocada entre nossos membros, manchando todo o corpo, incendiando todo o curso da vida e incendiada pelo inferno. ( Tiago 3: 6 )

E de um coração violento vêm ações violentas.

Ele se emboscou nas aldeias;
nos esconderijos, ele mata os inocentes.
Seus olhos procuram furtivamente os desamparados;
ele se esconde na emboscada como um leão em sua mata;
ele se esconde para aproveitar os pobres;
ele apreende os pobres quando o atrai para sua rede.
Os desamparados são esmagados, afundam
e caem por sua força. (10: 8–10)

O homem mau é traiçoeiro. Ele emboscou o inocente. Ele não trabalha em cidades onde pode ser pego, mas caça nas aldeias onde as pessoas confiam umas nas outras e não trancam as portas à noite. Seus olhos se voltam furtivamente, procurando por suas vítimas. Ele se esconde. Ele esconde sua rede. Deus ajude o homem que ele captura, porque ele não apenas é traiçoeiro, mas também é impiedoso. Ele não se importa com as pessoas que ataca, sejam elas boas ou más ou se têm famílias dependendo delas.

Por que ele ataca os pobres? Por um lado, seu coração está ruim. Jesus disse: “da abundância do coração fala a boca” ( Mateus 12:34 ). Suas palavras estão cheias de “maldição e opressão” (10: 7) porque seu coração está cheio de maldição e opressão. Sua própria natureza é usar qualquer poder que ele tenha para usar e explorar os outros.

Os pobres também são vítimas fáceis. Um homem pobre não tem conexões; quem irá batalhar por ele? Um homem pobre pode não conhecer seus direitos. Se ele é um imigrante, ele pode ter vergonha de não falar bem inglês e talvez não tenha confiança para se defender. Uma mulher pobre provavelmente pode estar assustada e silenciada. Se ela engravidar, você poderá intimidá-la a fazer um aborto. Os pobres não podem contratar um advogado, especialmente aquele que pode combater o departamento jurídico de uma grande empresa. Um homem pobre não tem a influência da prefeitura que é proprietária de uma empresa e fornecendo empregos na comunidade. Os pobres são presas fáceis para os iníquos. É por isso que as Escrituras nos mandam “defender os direitos dos pobres e necessitados” ( Provérbios 31: 9 ).

Por fim, ele oprime os pobres porque acha que ninguém o chamará para prestar contas. O versículo 11 nos diz seus pensamentos.

Ele diz em seu coração: “Deus esqueceu,
escondeu o rosto, nunca o verá”.

“A arrogância dos iníquos se expressa na injustiça, mas o problema principal deles é o total desrespeito ao Senhor.” Eles não sentem mais nenhuma responsabilidade perante Deus. Eles decidem que Deus não interveio para detê-los, porque ele não sabe ou não se importa. Assim, os ímpios dão rédea livre à violência em seus corações.

De fato, eles confundiram gravemente o silêncio de Deus. Deus não é esquecido, e ele não é negligente. Em vez disso, Deus é paciente e gentil com os pecadores, dando-lhes todas as oportunidades de se afastarem do pecado e se arrependerem. As Escrituras nos advertem a não tirar a conclusão errada quando Deus é paciente com o nosso pecado.

Ou você presume as riquezas de Sua bondade, paciência e paciência, sem saber que a bondade de Deus deve levá-lo ao arrependimento? Mas, por causa do seu coração duro e impenitente, você está acumulando a ira para si mesmo no dia da ira, quando o justo julgamento de Deus será revelado. ( Romanos 2: 4 , 5)

Se Deus não o parar ou derrubar quando você pecar, não pense que isso significa que ele não sabe ou não se importa. Deus é gentil e paciente, e ele oferece a você todas as oportunidades para se afastar do seu pecado. Os iníquos confundem a paciência de Deus com negligência. Os piedosos reconhecem a bondade de Deus e correm para ele.

Os Salmos são poesias preciosas que refletem a oração e os louvores do antigo Israel. Toda geração abre os Salmos para inspiração, conforto, esperança e encorajamento. Eles também são uma rica fonte de verdade sobre Deus, humanidade e salvação. Os autores do Novo Testamento entenderam isso, citando os Salmos mais do que qualquer outro livro do Antigo Testamento para estabelecer doutrinas-chave. Os Salmos contam a história do rei ungido de Deus, seu reino e seu povo. Eles apontam para o Messias – o Filho Maior de Davi, que reina para todo o sempre.

No primeiro volume de um comentário de três volumes sobre os Salmos, o pastor James Johnston conduz os leitores pelos Salmos 1 a 41, oferecendo insights exegéticos e pastorais ao longo do caminho. Acessível e envolvente, esse recurso ajudará qualquer pessoa interessada em estudar, ensinar ou pregar a Bíblia a ler os Salmos de maneira deliberadamente canônica e centrada em Cristo.

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS