Você já se perguntou como se arrepender? Ou, o que é arrependimento bíblico? Se assim for, você não está sozinho.

Eu costumava pensar no arrependimento como uma daquelas palavras “religiosas” – formais e tensas. Na realidade, não é. Simplesmente você e eu escolhemos a bondade avassaladora da justiça de Deus em detrimento da insensibilidade, decepção e dano do mal.

Com isso, encontramos corações mudados, eternidade no céu, paz e todo tipo de boas novas. Vamos nos aprofundar e aprender mais sobre essa palavra que é tão vital em nossa fé, não é? E vamos abandonar o pensamento da formalidade do arrependimento bíblico, tornando-nos reais com Deus.

O que é arrependimento?

É facilmente definido com uma palavra de quatro letras: TURN. Quando nos arrependemos de nossos pecados, voltamos do mal e para Deus. Imagine ver nosso Pai amoroso e acolhedor e, em seguida, correr direto para Seus braços quentes e abertos. Essa é uma imagem de arrependimento. A mudança de curso oferece motivos para comemoração.

Depois, pensamos de maneira diferente. Nós, e muitas vezes outros, notamos a diferença. Mas não chame essa decisão de um ato. Não. Mudar a maneira como pensamos, agimos e reagimos pode se tornar uma parte regular de nossa vida.

Freqüentemente, a tristeza ou o remorso por decisões passadas oferecem evidências de arrependimento. Percebemos que nossa escolha estava errada aos olhos de Deus – talvez devido à exposição à verdade na Bíblia , correção por outras pessoas ou sabedoria do Espírito Santo que se estabeleceu em nosso coração.

Quando uma pessoa se recusa a se virar, outras pessoas podem notar indiferença, desafio ou dureza que pertencem a certas pessoas, situações, assuntos ou circunstâncias – e isso é apenas do lado de fora. Deus vê dentro também. Com arrependimento vem a paz, o perdão, o amor e a justiça de Deus – todas as coisas boas. Qual você prefere?

Como os cristãos praticam o arrependimento diário?

Ainda não tem certeza sobre o arrependimento? Para um estudo mais aprofundado, procure a palavra em uma concordância bíblica ou no BibleStudyTools.com . Ou procure aconselhamento de um cristão maduro. Mas e se você gostaria de saber como os cristãos praticam o arrependimento diário? Listados abaixo estão três maneiras.

Reconhecer sua necessidade de se arrepender

O arrependimento é um problema do coração, e Deus nos ajuda a revelar e curar esses problemas. O começo do arrependimento é procurar e reconhecer nossa necessidade. E se pedirmos diariamente a Deus que nos ajude a identificar nossa necessidade específica de arrependimento?

Busque a Deus

Depois que percebemos nossa necessidade, os cristãos buscam a Deus, através da oração, por perdão. Felizmente, Ele dá livremente. Simplesmente nos comunicamos com sincera necessidade e segurança.

Viver Mudado

Com arrependimento vem a mudança. Os cristãos vivem nessa mudança através de uma decisão de consciência e do poder do Todo-Poderoso. Quando passamos um tempo com nosso Pai em adoração, leitura da Bíblia e por meio da oração, alimentamos a retidão e a transformação. Ele nos fortalece para viver mudado.
As decisões práticas também ajudam nessas mudanças. Por exemplo, podemos escolher outro grupo de amigos ou tipo de filme ou observar gratidão em um diário para combater as reclamações. Cada um tem sua parte em ajudar a responder ao “como fazer” do arrependimento bíblico.

7 versículos da Bíblia sobre arrependimento

Por todo o Antigo Testamento, muitos profetas e líderes incentivaram o povo de Israel a abandonar seus maus e maus caminhos. Por quê? Porque Deus os amava e queria melhor para eles. Ele deseja o mesmo para nós.

Em Isaías 30:15 , os israelitas se recusaram a abandonar seus modos familiares e confortáveis. Às vezes, familiaridade e conforto são grandes ímãs que nos embalam no mal, não são? É sábio estar ciente.

Aqui estão sete outros versículos da Bíblia sobre esse assunto, todos do Novo Testamento.

Marcos 1: 4 (João Batista pregou sobre arrependimento.)

Lucas 3: 3 (Este versículo correlaciona a relação entre arrependimento e perdão dos pecados.)

Atos 5:31 (O que o arrependimento tem a ver com os israelitas?)

Atos 20:21 (É uma volta para Deus.)

Romanos 2: 4 (Aqui está uma demonstração da bondade de Deus.)

2 Coríntios 7:10 (Vamos conectar a pena de Deus e a salvação.)

Hebreus 6: 1 (O arrependimento é um fundamento da fé.)

Exemplos de arrependimento na Bíblia

Vamos dar uma olhada em dois exemplos de arrependimento, um do Antigo Testamento e outro no Novo Testamento.

O arrependimento de Davi ( 2 Samuel 11-12 )

Este exemplo do Antigo Testamento inclui o rei Davi. Encontramos arrependimento especificamente em 2 Samuel 12:13 , mas ambos os capítulos nos ajudam a entender melhor a situação.

Davi cometeu adultério com uma mulher casada chamada Bate-Seba. Ela ficou grávida e, em uma tentativa de encobrir suas transgressões, ele pediu o assassinato de seu marido inocente, Uriah. Após a morte de Urias, quando o profeta Natã confrontou Davi, o rei acabou se arrependendo.

Essa virada foi boa, mas as consequências permaneceram. O bebê de David morreu. A graça de Jesus Cristo cobre o pecado, mas às vezes as pessoas experimentam consequências sociais e situacionais, relacionamentos fraturados que precisam ser reparados e outras circunstâncias que devemos enfrentar devido aos nossos pecados. Assim como Davi, Deus abre as portas para nós com perdão. Nem mesmo o pecado pode nos impedir do Seu abraço. Então vá em frente, ofereça esse arrependimento. Nada é tão ruim para ficar no caminho de Deus.

O arrependimento de Saul, também conhecido como Paulo ( Atos 9 )

Em nosso exemplo do Novo Testamento, zeloso e religioso descrevem bem Saul. Ele trabalhou duro, perseguindo aqueles que se opunham ao que ele acreditava, especialmente aqueles que eram seguidores de Jesus.

Enquanto entregava cartas a Damasco que pediam a prisão dos seguidores do Caminho (seguidores de Jesus), Saul encontrou o Senhor de uma maneira poderosa. Uma luz brilhou e Saul caiu no chão. Uma voz estrondosa soou e perguntou ao homem zeloso por que ele perseguia Jesus. Eventualmente, Saul se levantou. Mas ele perdeu a visão. Este encontro com Jesus impactou e mudou. O tempo gasto com Jesus faz isso, não é?

Desde esse ponto até sua morte, Saul, talvez mais conhecido como Paulo, serviu a Jesus. (Um motivo de celebração, com certeza.) Ele se afastou de maneiras erradas e más – ações que pareciam certas para ele e muitos outros – e começou a servir a Jesus.

Como me arrependo para Deus?

Comece simplesmente decidindo se arrepender. Mude a direção do passado. Fale com Deus. É fácil assim, graças a Jesus. Você não precisa de palavras eloquentes. Ele simplesmente deseja ouvir nossa voz e ver ações alteradas; aqueles falam ainda mais alto.

Mas e se você não acredita em Jesus? Através de Sua morte na cruz, as pessoas encontram reconciliação com Deus do pecado. Quando percebemos que a vida não está indo bem ou que “algo” está faltando, quando sabemos que fizemos escolhas ruins ou prejudiciais e desejamos mudar, Deus está pronto para aceitar nosso arrependimento.

Se Jesus ainda não é seu Salvador, e você sente que Deus se afasta de maneiras antigas ou familiares e o abraça, comece com uma oração pela salvação. Torne-se um filho de Deus. Esse é o arrependimento final e o fundamento de nossa caminhada com Jesus Cristo. Aqui estão quatro orações pela salvação. Ore por uma delas ou use suas próprias palavras sinceras. De qualquer maneira, Deus acolhe seu coração e suas palavras.

Crédito de imagem: © Unsplash / liam-simpson

Por: Kristi Woods

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS