Dois princípios claros são mostrados para nós na Bíblia :

1. A oração é normalmente dirigida ao Pai .

Jesus nos ensina a orar ao Pai

Quando seus discípulos pediram a Jesus que os ensinasse a orar, foi assim que ele os instruiu: “Quando você orar, diga: ‘Pai …’” ( Lucas 11: 1-2 ). Na oração, devemos nos dirigir a Deus Pai. Essa deve ser a norma; é o padrão que Jesus nos dá para seguir. Ao dar essa instrução, Jesus não está proibindo a oração dirigida a outras pessoas da Trindade, ele está nos mostrando que a oração normalmente será dirigida a Deus Pai.

Este é um sentimento refletido por Paulo. Ele escreve aos cristãos efésios como: “Através de [Jesus] nós … temos acesso ao Pai pelo único Espírito” ( Ef 2:18 ). Esta é a postura de toda a vida cristã e o padrão para a nossa oração: pelo Espírito, através do Filho e do Pai.

O Espírito nos leva a orar ao Pai

Como Paulo explica o papel do Espírito Santo na vida do crente, uma das coisas que ele enfatiza é como o Espírito nos dá confiança para abordar Deus em oração. De fato, é pelo Espírito que clamamos: “Abba, Pai” ( Gálatas 4: 6 ; Rm 8:15). Isto não é incidental. O próprio Jesus clamou essas mesmas palavras em sua própria oração ( Marcos 14:36 ). O Espírito está levando os cristãos a se dirigirem ao Pai na mesma linguagem que Deus, o Filho, usa. A oração é uma maneira de expressar a filiação que temos através de Jesus.

Essa é a forma normativa da oração e reflete a forma dos relacionamentos dentro da Trindade: o Filho vive pelo Espírito para o Pai. Ao orar, entramos por Jesus nessa dinâmica eterna e feliz.

2. A oração também deve ser direcionada ao Filho.

No entanto, por tudo isso, o Novo Testamento não proíbe que a oração seja dirigida a Jesus (ou ao Espírito). De fato, existem vários exemplos de pessoas orando diretamente a Jesus.

Em Atos, quando Estêvão está sendo morto, ele ora: “Senhor Jesus, receba meu espírito” ( At 7:59 ).

O penúltimo versículo da Bíblia é uma oração a Jesus: “Amém. Vinde, Senhor Jesus ”( Ap 22:20 ).

O próprio apóstolo Paulo orou ao “Senhor” de vez em quando (ver 2 Cor 12: 8 , um título que Paulo frequentemente aplicava a Jesus).

Exemplos como esse nos dão um precedente para fazer o mesmo – é bom, certo e apropriado orar a Jesus. (Não há exemplos de orar diretamente ao Espírito, mas podemos assumir que isso também não é proibido.)

Dado o precedente bíblico de orar a Jesus, e considerando tudo o que Jesus significa para seus seguidores, seria estranho para um cristão nunca orar a Jesus. Nesse sentido, devemos orar a ele; deveria ser natural clamar a ele em adoração por tudo o que ele fez e por ajuda para seguir seus passos. Mas também podemos ver que a oração nem sempre deve ser dirigida a ele. O próprio Jesus nos ensina a orar ao Pai.

Por: Sam Allberry

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS