No domingo de manhã, 9 de setembro de 1973, pedi a Jesus Cristo que perdoasse meus pecados e se tornasse meu Salvador e Senhor. Mas quando terminei de rezar, nada aconteceu. Eu não vi luzes. Eu não senti nenhum peso levantar dos meus ombros.

Meu primeiro pensamento foi: “Isso é tudo que existe para isso?”

E minhas dúvidas intelectuais sobre Deus não evaporaram. Eu ainda me perguntava sobre a criação e a ciência, as religiões do mundo, porque Deus permite o mal e o sofrimento. E assim duvidei por muitos meses se minha salvação e fé eram reais.

Eu estava sozinho?

O renomado historiador Will Durant enviou questionários sobre o significado da vida para várias pessoas famosas. Depois de ler suas respostas, ele as publicou em um capítulo intitulado “Uma Antologia da Dúvida”. Quem não contribuiu para esse tópico?

O que fazemos quando duvidamos da nossa salvação, da nossa fé ou do nosso Deus? Como podemos ajudar alguém a lidar com suas dúvidas?

Saiba o que você pode saber

Comece com sua promessa: “Escrevo estas coisas para vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna” ( 1 João 5:13 ). Uma tradução literal seria: “Podemos realmente e com plena certeza saber intelectualmente e pessoalmente que temos a vida eterna”. Essa frase não significa que gradualmente nos tornamos seguros, mas que podemos possuir aqui e agora uma certeza presente do mundo. vida que já recebemos em Jesus.

Mas aqui está o problema: primeiro devemos “acreditar no nome do Filho de Deus”.

“Acreditar” significa mais do que assentimento intelectual – é a palavra bíblica para confiança pessoal e compromisso. Posso concordar com o fato de que um avião me levará de Dallas a Atlanta, mas preciso embarcar antes que possa. Nenhum cirurgião pode operar com base no consentimento intelectual – devemos nos submeter ao procedimento.

Se você tem, você pode reivindicar o fato bíblico de que você “tem a vida eterna”, presente, agora. Você já é imortal. Jesus prometeu: “Quem vive e crê em mim, nunca morrerá” ( João 11:26 ). Nós simplesmente passamos do tempo para a eternidade, desta vida para a próxima.

Em nenhum lugar a Bíblia diz como é se tornar filho de Deus, porque nossos sentimentos podem depender da pizza que tivemos para o jantar ou do tempo fora da janela. Nenhuma circunstância ou evento pode garantir nossa salvação. É preciso muita fé para acreditar que sou cristão hoje, como se tornou um a mais de trinta anos atrás. Eu ainda não vi Deus, ou provei minha salvação em um tubo de ensaio. Se eu tivesse, poderia questionar a realidade e a veracidade do que vi ou pensei. Então você poderia.

Ou a Bíblia é verdadeira ou é falsa. Ou Deus mantém sua palavra ou ele não. Ele promete que se você “acreditar no nome do Filho de Deus”, você “terá a vida eterna” neste momento. Você não pode perder sua salvação, pois você já é o filho imortal de Deus.

Este é o fato da palavra de Deus.

Que tal “cair da graça”?

Aqueles que crêem que é possível confiar em Cristo e depois escolher perder nossa salvação são rápidos em citar Hebreus 6: 4-6 . Esses intérpretes assumem que o texto fala de pessoas que experimentaram uma genuína conversão, depois “caíram” (v. 6). Eles tipicamente acreditam que tal pessoa precisa de outra experiência de salvação. Mas outros discordam.

Alguns acreditam que o escritor está afirmando um caso hipotético: se os cristãos genuínos “caem”, então “é impossível” para eles “serem trazidos de volta ao arrependimento” (vs. 4, 6). Não que eles possam, de fato, cair da salvação, mas se pudessem, não poderiam ser salvos novamente. Note que se o texto lida com um cristão que realmente cai da fé, ele ensina que a pessoa não tem chance de ser salva novamente (crenças arminianas em contrário).

Outros (eu mesmo entre eles) acreditam que o escritor não está falando de um cristão, mas de alguém que considera a fé, talvez até se unindo a uma igreja, mas depois rejeita a Cristo. Se tal pessoa persiste na incredulidade, ele não pode ser salvo. Se uma pessoa afirma que uma vez confiou em Cristo, mas não o fez mais, eu acredito que ele nunca foi um cristão genuíno.

O ensino bíblico de que um cristão genuíno é para sempre o filho de Deus (cf. João 3:16 ; 2 Coríntios 5:17 ) parece muito claro para permitir que este texto difícil me convença do contrário. Mas a conseqüência prática é a mesma: meu amigo arminiano acredita que a pessoa caiu da fé; Eu acho que ele nunca foi um crente; nós dois queremos que ele venha a Cristo.

Conclusão

Espere enfrentar dúvidas sobre sua salvação.

Quanto mais forte for sua fé, maior a probabilidade de você ser submetido a esses ataques, destinados pelo inimigo a paralisar e incapacitar sua fé e impedir seu serviço a Deus. Quanto mais forte for sua fé, maior será sua ameaça para o inimigo. Às vezes, as dúvidas não vêm porque nossa fé é fraca, mas porque é forte.

Se você sabe que fez de Cristo o seu Senhor, mas ainda enfrenta dúvidas sobre a sua salvação, tente a minha oração favorita na Bíblia. Depois que um pai implora a Jesus que cure seu filho endemoninhado, Jesus diz: “Tudo é possível para aquele que crê” ( Marcos 9:23 ). E o pai exclama: “Eu creio; ajuda-me a vencer a minha incredulidade! ”(v. 24). Você pode orar essa oração hoje e Jesus vai ouvir você e ajudá-lo.

Lembre-se de que você é filho de Deus. Meus filhos sempre serão meus filhos, não importa o que eles sintam ou façam, porque nasceram assim.

Você nasceu denovo?

Originalmente publicado no Denison Forum .

O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS