A resposta para a questão de por que nós, que não estávamos presentes no jardim do Éden e não comíamos o primeiro pecado de comer o fruto proibido, ainda sofremos as conseqüências do pecado de Adão e Eva, é multifacetado.

Antes de mais nada, precisamos entender que Adão, como o primeiro homem, foi o representante designado por Deus de todos os que descendem dele. O termo teológico para isso é a liderança federal . Adam atuou como representante de toda a sua descendência. Portanto, as Escrituras falam de toda a humanidade como estando em Adão ( 1 Coríntios 15:22 ). Nossa moderna mentalidade individualista pode recusar essa noção. No entanto, faríamos bem em lembrar que não existíamos e não existiríamos separados de Adão. Somos todos descendentes dele ( Atos 17:26).

Sem Adão, não existiríamos. É impossível para você ou eu ter sido testado como Adão porque não existimos. Não há pré-queda ou pré-queda. Há uma miríade de outras coisas que herdamos de nossos ancestrais, sobre as quais não tínhamos nenhuma palavra ou controle. Isso faz Deus injusto? Claro que não. Nós somos meros seres criados e Deus é o Criador soberano ( Romanos 9:20 ). O que nós temos dado a Deus que Ele nos deve alguma coisa ( Jó 41:11 )?

Podemos imaginar em vão que, se estivéssemos na posição de Adão, teríamos escolhido obedecer e não comer a fruta. No entanto, essa posição é equivocada em pelo menos duas contas. Primeiramente, Adão, tendo nascido no paraíso e sem uma predisposição para o pecado, estava em uma posição muito mais vantajosa para resistir do que somos agora e, no entanto, ele sucumbiu à tentação de Satanás. Dadas circunstâncias semelhantes, por que assumiríamos que seríamos diferentes de Adam? Em segundo lugar, Deus é onisciente. Portanto, Ele sabe não apenas tudo o que foi, é e está por vir; mas também sabe tudo o que é possível. Se fosse injusto para Deus permitir que os descendentes de Adão fossem punidos por seus pecados, então Deus não teria feito isso. Se fosse possível que um imaculado ou eu (criaturas hipotéticas e imaginativas) permanecesse obediente a Deus diante da tentação, então Deus não teria permitido que sejamos punidos pelo pecado de Adão. No entanto, isso é para entrar no reino do absurdo porque não pode logicamente ser descendentes de Adão que o precedeu.

Somos o que somos, não o que gostaríamos que tivéssemos sido. Assim como não tínhamos controle sobre nossas características físicas, nossas capacidades mentais, nosso local de nascimento e muitas outras coisas; nós não temos controle sobre o fato de que nascemos com uma natureza pecaminosa ( Assim como não tínhamos controle sobre nossas características físicas, nossas capacidades mentais, nosso local de nascimento e muitas outras coisas; nós não temos controle sobre o fato de que nascemos com uma natureza pecaminosa ( Assim como não tínhamos controle sobre nossas características físicas, nossas capacidades mentais, nosso local de nascimento e muitas outras coisas; nós não temos controle sobre o fato de que nascemos com uma natureza pecaminosa (Salmos 51: 5 ; 139: 13-16 ).

No entanto, a Escritura fala de punição pelo pecado não resultante apenas do pecado de Adão, mas também pelos nossos próprios pecados. Não é apenas nossa natureza pecaminosa que nos condena, mas nossas transgressões reais ( Romanos 3:23 ). Nós não comemos a fruta, mas certamente não estamos sem pecado. Neste ponto, você pode objetar declarando que seus pecados são o resultado de ter nascido com uma natureza pecaminosa. Isso é certamente verdade. Contudo, antes de saltar para a conclusão de que, portanto, Deus é injusto, lembre-se disto: Deus oferece o dom gratuito da salvação com base na perfeita obediência e morte sacrificial de Seu Filho. Quantos de nós reclamam que é injusto que Deus nos perdoe a dívida do pecado que foi paga por outro ( Colossenses 2: 13-14).) Quantos de nós objetamos que é injusto que sejamos considerados justos diante de Deus com base na obediência de Outro ( Romanos 3: 21-26 )? O verdadeiramente inocente morre para que culpados como nós vivam. Em poucas palavras, quantos de nós se queixam da graça de Deus sendo injusta? O dom da graça de Deus recebido pela fé em Jesus Cristo é maior do que o Seu julgamento sobre o pecado de Adão e o nosso próprio.

É verdade que não comemos a fruta, mas tudo indica que pecaríamos como Adão e Eva. Então, sim, como seus descendentes, nós agora carregamos a natureza pecaminosa. Nós experimentamos as conseqüências de viver em um mundo caído, bem como os efeitos nocivos de nossos próprios pecados. Mas também podemos desfrutar da misericórdia, graça e perdão de Deus. Como crentes em Jesus, colhemos o benefício de uma justiça que não é a nossa. Ele viveu uma vida justa e imputou Sua justiça a nós, levando nosso pecado sobre Si para que pudéssemos ser salvos e feitos novos ( 1 Coríntios 15: 21–22 ; 2 Coríntios 5: 17–21 ). Vivemos em um mundo marcado pelo pecado agora, mas em Cristo somos libertos do domínio do pecado e um dia seremos libertados da presença do pecado ( Romanos 6 ;8: 29-30 ; 2 Coríntios 3:18 ; Filipenses 1: 6 ; Apocalipse 21—22 ).

Romanos 5: 15–21Obediência a muitos serão feitos justos. Ora, veio a lei para aumentar a transgressão, mas onde o pecado aumentou, superabundou a graça, para que, como o pecado reinou na morte, também reinasse a graça pela justiça, conduzindo à vida eterna por meio de Jesus Cristo nosso Senhor ”. a Deus por seu dom inexprimível! “(2 Coríntios 9:15 ).

 

Fonte: Compelling Truth

RECOMENDAMOS






Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)