Os vários “dons” da Bíblia são mais bem referidos como “dons do Espírito” porque se originam do Espírito de Deus e não de nossas almas. Esses maravilhosos dons do Espírito não apenas ministram a outros através de nós, mas Ele também pode ministrar a nós por eles.

Não há apenas uma lista de dons espirituais na Bíblia , mas várias. Você pode encontrar essas “listas” em quatro partes diferentes das Escrituras. No entanto, chamá-los de dons espirituais às vezes pode ser enganador.

Do Espírito

Os vários “dons” da Bíblia são mais bem referidos como “dons do Espírito” porque se originam do Espírito de Deus e não de nossas almas.

Em 1 Coríntios 12 (MSG), diz:

Os vários dons de Deus são distribuídos em todos os lugares; mas todos eles se originam no Espírito de Deus . Os vários ministérios de Deus são realizados em toda parte; mas todos eles se originam no Espírito de Deus. As várias expressões de poder de Deus estão em ação em todos os lugares; mas o próprio Deus está por trás de tudo . Cada pessoa recebe algo para fazer, que mostra quem é Deus: todos participam, todos se beneficiam. Todos os tipos de coisas são entregues pelo Espírito e a todos os tipos de pessoas! A variedade é maravilhosa.

A passagem continua listando nove presentes, mas termina com:

Todos esses dons têm uma origem comum, mas são entregues um a um pelo único Espírito de Deus. Ele decide quem recebe o quê e quando ( 1 Coríntios 12:11 ).

Os dons do Espírito não são talentos naturais em ação, mas são demonstrações do Espírito do Deus vivo por meio de cada crente nascido de novo.

Lista de Nove

Os nove presentes, como Paulo nos lembra, são originários de Deus:

Sábio Conselho; Entendimento claro; Simples verdade
Curando os enfermos; Atos milagrosos; Proclamação
Distinguir entre Espíritos; Línguas; Interpretação de línguas

Esses maravilhosos dons do Espírito não apenas ministram aos outros através de nós, mas Ele pode ministrar a nós por eles também. Podemos receber conselhos sábios, entendimento claro, confiança simples (fé em outras traduções) etc. quando pedirmos.

Lista dos Sete

Em Romanos 12: 6-8 , encontramos uma lista de sete dons do Espírito. Traduções diferentes dão nomes diferentes a eles, mas ainda são os mesmos presentes.

Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós. Se seu dom está profetizando , profetize de acordo com sua fé; se estiver servindo , então sirva; se está ensinando , então ensine; 8 se é para encorajar , então dê encorajamento; se está dando , então dê generosamente; se é para liderar , faça diligentemente; se é para mostrar misericórdia , faça-o alegremente.

Se você prega , apenas pregue a Mensagem de Deus, nada mais; se você ajudar , apenas ajude, não assuma o controle; se você ensina , siga seu ensino; se você der orientações encorajadoras , tome cuidado para não ficar mandão; se você estiver no comando , não manipule; se você for chamado para dar ajuda às pessoas em perigo, manter os olhos abertos e ser rápido para responder; se você trabalha com os mais desfavorecidos , não se irrite com eles nem fique deprimido por eles. Mantenha um sorriso em seu rosto.

Com esses sete dons, Paulo dá instruções sobre como eles devem ser utilizados pela graça de Deus.

Lista dos Oito

Voltando a 1 Coríntios 12 , encontramos outra lista no final do capítulo. Alguns deles são repetidos em outra lista, enquanto dois parecem ter sido adicionados. Antes de Paulo listá-los, ele entrega outro lembrete de que Deus é a fonte.

Você é o corpo de Cristo – é quem você é! Você nunca deve esquecer isso. Somente quando você aceita sua parte desse corpo, sua “parte” significa alguma coisa. Você está familiarizado com algumas das partes que Deus formou em sua igreja, que é o seu “corpo”:

Apóstolos; Profetas; Professores; Trabalhadores Milagrosos
Curandeiros; Ajudantes; Organizadores; Aqueles que oram em línguas

Mas é óbvio agora, não é, que a igreja de Cristo é um Corpo completo e não uma Parte gigantesca e unidimensional? Nem todo Apóstolo, nem todo Profeta, nem todo Operador de Milagres, nem todo Curador, nem toda Oração em Línguas, nem todo Intérprete de Línguas. E, no entanto, alguns de vocês continuam competindo pelas partes ditas “importantes” ( 1 Coríntios 12: 28-31 , A Mensagem).

Toda pessoa tem um papel importante a desempenhar, mas Deus é o mais importante.

Lista de Cinco

Em Efésios 4:11 , encontramos o que é freqüentemente chamado de ministério quíntuplo. Alguns afirmam que não são presentes, mas escritórios. Outros os consideram especiais, melhores ou mais importantes do que outros presentes, mas, como lemos acima, isso não é verdade.

Foi ele quem “deu presentes às pessoas”; ele designou alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres ( Efésios 4:11 ).

Paulo adverte sobre o que é a coisa mais importante no final de 1 Coríntios 12 .

Você deve colocar seu coração nos mais elevados dons espirituais, mas eu mostrarei a você qual é o caminho mais elevado de todos. (PHILLIPS)

O caminho mais alto, ou como algumas traduções o chamam, “o caminho mais excelente”, é o amor.

Por que isso importa?

Deus quer que usemos os dons que Ele nos dá. É importante lembrar que o amor dele também é um presente para nós. João nos lembra que somos capazes de amar porque Deus nos amou primeiro. Jesus lembrou aos discípulos que dessem livremente o que receberam. Em 1 Coríntios 13: 1-13 , Paulo deixa claro que o amor é o mais importante. Não importa que dom ou dons você receba do Espírito, é o Seu amor que nunca falha.

Danielle Bernock
Crosswalk.com Escritora colaboradora
Tradução: O Leão de Judá

O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS