Caro Roger,

Se uma pessoa era cristã e servia a Deus fielmente antes de receber demência, Deus os condenaria pelos pecados cometidos após receber demência? Ou seja, se eles não se lembram de pedir Seu perdão?

Atenciosamente, Debra

Dear Debra,

Demência é uma coisa terrível. Todos conhecemos alguém, ou alguém, que está degenerando mentalmente. Além disso, todos conhecemos uma ou mais famílias que enfrentam anos de cuidados debilitantes a longo prazo com um ente querido que está perdendo a cabeça.

Um dos pastores de nossa igreja, vamos chamá-lo de Paulo, tinha uma sogra cheia de demências que estava sob os cuidados dele e de sua esposa. Ela estava morando com eles e seus filhos. A tensão em casa aumentava a cada dia que passava.

Certa manhã, no trabalho, ele estava nos contando um incidente na noite anterior, quando a sogra estava com dor de cabeça. Paul entrou na cozinha e a encontrou tomando aspirina para remover sua dor de cabeça. Quantas doses ela tomou? Felizmente, não foi suficiente para justificar o bombeamento do estômago. O frasco de aspirina estava cheio. Então, Paul pegou o frasco de aspirina e o escondeu da sogra.

Paul começou a fazer uma piada leve sobre como era tentador deixar o frasco de aspirina aberto no balcão. O problema deles seria resolvido pela manhã! Todos nós rimos. Foi divertido.

Então, Paulo começou a chorar.

Debra, sobre a única passagem da Bíblia que tem a ver diretamente com demência, é encontrada em Eclesiastes 12: 1-8 . Salomão pintou uma imagem poética de como é envelhecer e morrer. Não é uma imagem bonita. Cada parte do corpo está diminuindo a velocidade e diminuindo – incluindo o cérebro e a mente – até que finalmente a “tigela de ouro” é quebrada.

Você pergunta, alguém com demência pode pecar? Claro que eles podem! Nos estágios iniciais da demência, as pessoas ainda estão cientes de suas ações e são responsáveis ​​pelo que fazem. Eles são capazes de se arrepender, confessar e pedir perdão. No entanto, acredito que chega um momento nos últimos estágios em que eles têm pouco conceito de onde estão e do que estão fazendo. Suponha que um dos últimos estágios da demência pegue uma faca com raiva e esfaqueie alguém – e em poucos minutos o ato é totalmente esquecido. O comportamento deles é certamente pecaminoso. No entanto, não é possível para aquele demente lidar adequadamente com as consequências – incluindo confissão e arrependimento para receber perdão.

Nesse caso, não consigo imaginar que Deus retenha esse pecado contra o demente. A graça, a misericórdia e o perdão de Deus certamente virão.

Agora, vamos deixar claro que ninguém vai para o céu com base no fato de terem ou não pecado imperdoável quando morrem. Quando recebemos a Cristo, todos os nossos pecados foram perdoados para sempre. Nada que possamos fazer no futuro pode tirar a salvação – perdemos a cabeça ou não (Leia Romanos 8: 28-39 ).

Aqueles nos estágios finais certamente podem cometer atos pecaminosos. Mas, pouco importa se eles pedem ou não perdão. Segundo a Bíblia, o sangue que Jesus derramou na cruz cobre todos os nossos pecados.

O objetivo da confissão, arrependimento e perdão para os cristãos é restaurar o relacionamento íntimo que temos com Cristo, que foi prejudicado por nossos pecados.

Debra, antes de terminar, quero compartilhar uma pergunta relacionada que possa lançar uma luz adicional sobre sua pergunta. Aqui está a pergunta do meu amigo e minha resposta.

Caro Roger,

Se você nunca aceitou Jesus e, em seguida, algo acontece com você e você se torna um “vegetal” (isto é, dano cerebral), você pode ter a chance de aceitar a Cristo novamente?

Atenciosamente,

Questionador da turma “What’s Next” de Casas

Caro Questionador,

De acordo com Hebreus 9:27 , a resposta é retumbante: “Não! Não há segunda chance. O escritor para os hebreus declarou: “. . . o homem está destinado a morrer uma vez e depois disso a enfrentar o julgamento … ”Não conheço outra maneira de interpretar esse versículo a não ser pelo valor de face. Não importa se morremos sem Cristo em um acidente de carro ou perdemos nossa capacidade de pensar com um golpe. Se morrermos sem ter recebido a Cristo como nosso Salvador pessoal, não teremos segunda chance. Nosso destino eterno é fixado para sempre no momento em que morremos. O tempo para receber a Cristo é enquanto ainda estamos vivos, em nossa mente certa e podemos fazer uma escolha. O escritor de Hebreus repete repetidas vezes: “Hoje, se você ouvir a voz dele, não endureça seu coração”.

No capítulo dois de Romanos, Paulo coloca a questão do que acontece à pessoa religiosa que nunca ouve a respeito de Cristo, mas que vive uma vida moral e reta ao nível da “Luz” que recebeu de sua consciência interior e da mão de Deus. na criação. A resposta de Paulo é: “Mostre-me uma!” Não há uma. Ninguém faz jus à luz que recebeu.

Em 1 Pedro 3: 18-20, Pedro descreveu um tempo entre a crucificação e ressurreição de Jesus quando foi ao Hades e deu a todo o povo do Antigo Testamento que havia rejeitado a oferta de salvação de Deus antes do dilúvio uma segunda chance de receber a Cristo: Pedro escreveu: “Ele foi morto no corpo, mas foi vivificado pelo Espírito, através de quem também foi e pregou aos espíritos na prisão que desobedeceram há muito tempo, quando Deus esperou pacientemente nos dias de Noé enquanto a arca estava sendo construída.” Alguns sinta que se essas pessoas tiverem uma segunda chance, Deus também poderá dar outras chances para outras pessoas. A verdade é que esta passagem é bastante problemática e não devemos construir nossa teologia em passagens disputadas.

Em um argumento do silêncio, alguma razão para Deus dar, é claro, outra chance aos humanos com dano cerebral, porque Deus é um Deus de amor e é justo que essas pessoas não sejam penalizadas apenas por causa de um incidente infeliz que leva à sua morte. dano cerebral.

Finalmente, suas perguntas imploram a pergunta sobre os muitos bebês que nascem com lesão cerebral e / ou que nunca atingem um nível de consciência em que poderiam aceitar ou rejeitar a Cristo! Crianças com “Síndrome de Down”. São algumas das pessoas mais felizes que conheço. No entanto, dependendo da gravidade de suas aflições, muitos nunca podem compreender a dinâmica teológica da obra de Cristo na cruz ou nossa necessidade de uma recepção pessoal Dele em nossas vidas. Creio que em Mateus 19:14, Jesus nos assegura que um dia veremos essas pessoas na glória do Céu: “Deixe as criancinhas virem a mim e não as impedirem, pois o reino dos céus pertence a essas pessoas”.

Quando tudo estiver dito e feito, acho que a resposta final deve vir de Hebreus 9:27 : Nós morremos uma vez, depois vem o julgamento. Devemos assumir que as pessoas que morrem ou se tornam incapacitadas sem Cristo serão julgadas de acordo com o recebimento ou não de Cristo antes de morrerem.

Roger amor

Agora Debra, agradeço por fazer uma pergunta tão relevante e intrigante. Eu suspeitaria que muitos outros estavam pensando a mesma coisa.

Que Deus conceda a você e a mim pensamentos claros, sem sinais de demência, até que finalmente partimos para a Glória.

Roger amor

Por: Dr. Roger Barrier

RECOMENDAMOS



O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS