Antes de Cristo, vivíamos como queríamos; nos agradamos e gratificamos os desejos de nossa carne. Mas a velha [vida] se foi e a nova está aqui. Agora estamos separados para Deus. Como cristãos, não pertencemos a nós mesmos, mas a Deus, e ele quer nos usar para o bem neste mundo.

Por que a pureza sexual é tão importante para Deus? Tudo se resume ao fato de que, como crentes, somos separados para Deus. “… o Senhor separou os piedosos para si” ( Salmo 4: 3 ). Ele nos comprou do antigo modo de vida em que costumávamos viver, e escolhemos viver nele e por ele. “Portanto, se alguém está em Cristo, a nova criação chegou: a velha se foi, a nova está aqui!” ( 2 Coríntios 5:17 ).

Separados por Deus

Antes de Cristo, vivíamos como queríamos; nos agradamos e gratificamos os desejos de nossa carne. Mas a velha [vida] se foi e a nova está aqui. Agora estamos separados para Deus.

O que significa ser separado? Pense desta maneira: muitas coisas em nossas vidas são separadas para fins específicos:

Algumas pessoas possuem louças, pratos ou talheres especiais que são separados para ocasiões especiais como feriados.

Da mesma forma, não é incomum possuir “toalhas de hóspedes”, alguns conjuntos iguais de toalhas reservados para hóspedes.
Alguns de nós têm sapatos de casa, sapatos que são usados ​​apenas dentro de casa ou sapatos de banho que são usados ​​apenas no chuveiro.

Você entende: enquanto algumas coisas da vida são de uso comum e diário, outras que possuímos recebem mais honra. Eles são reservados ou separados para fins ou ocasiões especiais.

Você não lavaria o carro com as toalhas de hóspedes. Por que não? Eles se sujariam e perderiam sua função única. Da mesma forma, o padrão da porcelana extravagante se desgastaria com o uso diário. A China também é mais frágil e pode quebrar facilmente.

Agora imagine que um rei ou rainha separa algo para um propósito específico. O objetivo exclusivo para essa pessoa, posse, dia, item de vestuário etc. teria um valor ainda maior para os padrões humanos. Foi separado por alguém considerado importante. O automóvel pessoal, por exemplo, do rei ou da rainha seria mantido impecável. A equipe de atendimento ou espera seria obrigada a levar estilos de vida muito particulares, comprometidos exclusivamente com as necessidades e desejos do rei ou da rainha.

Separados para o rei

A Palavra de Deus nos diz que aqueles que confessam ser cristãos “devem se afastar da maldade”. Nossa santidade e pureza pessoais afetarão nossa utilidade para nosso rei. Como cristãos, não pertencemos a nós mesmos, mas a Deus, e como a passagem abaixo explica, ele quer nos usar para o bem neste mundo.

“Todo aquele que confessa o nome do Senhor deve se afastar da iniquidade.” Em uma casa grande, existem artigos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e argila; alguns são para fins especiais e outros para uso comum. Aqueles que se purificarem destes serão instrumentos para propósitos especiais, santificados, úteis ao Mestre e preparados para realizar qualquer bom trabalho. Fugir dos maus desejos da juventude e buscar a justiça, fé, amor e paz, juntamente com aqueles que invocam o Senhor de coração puro ( 2 Timóteo 2: 19-22 ).

Separados como filhos de Deus

Como crentes, somos separados por Deus. Deus! O Deus do universo, o rei dos reis. Como crentes, somos separados do resto do mundo e declaramos seus filhos por adoção. Somos melhores que servos, somos herdeiros do reino.

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou nos reinos celestiais com todas as bênçãos espirituais em Cristo. Pois ele nos escolheu nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis aos seus olhos. No amor, ele nos predestinou para a adoção da filiação por Jesus Cristo, de acordo com seu prazer e vontade … ( Efésios 1: 3-5 ).

Observe que a passagem acima nos diz que, como filhos dele, fomos escolhidos “para ser santos e irrepreensíveis aos olhos dele”. Faz sentido que os filhos de Deus sejam chamados a ser como seu Pai.

No entanto, para todos que o receberam, para aqueles que creram em seu nome, ele deu o direito de se tornar filhos de Deus ( João 1:12 ).

Então, em Cristo Jesus, todos vocês são filhos de Deus pela fé … ( Gálatas 3:26 ).

Veja que grande amor o Pai nos deu, para que sejamos chamados filhos de Deus ! E isto é o que nós somos! ( 1 João 3: 1 ).

Separe para Servir a Deus

1 Coríntios 6 aponta para várias razões pelas quais Deus exige que sejamos puros:

1. Como cristãos, nosso corpo é destinado ao Senhor e não à imoralidade sexual (v 13). Você já ouviu a afirmação cada vez mais popular: “Meu corpo, minha escolha”. Isso não é verdade. Fomos comprados por Deus com o precioso sangue de seu Filho Jesus. Nós não somos nossos.

Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honre a Deus com seu corpo ( 1 Coríntios 6: 19-20 ).

É muito importante entender que honrar a Deus com nossos corpos começa por honrá-lo em nossas mentes.

Observe seus pensamentos; eles se tornam palavras. Cuidado com as palavras; eles se tornam ações. Assista suas ações; eles se tornam hábitos. Observe seus hábitos; eles são seu personagem (desconhecido).

A pureza começa em sua mente. Honrar a Deus começa com seus pensamentos. Você não pode ser sexualmente puro ou moral se sua vida é impura.

“Mas eu lhe digo que qualquer um que olhe para uma mulher [ou um homem] com luxúria já cometeu adultério com ela [ele] em seu coração” ( Mateus 5:28 ).

2. Nossos corpos são membros de Cristo (v 15). Nosso corpo físico é para o Senhor, mas também fazemos parte do corpo dele, a Igreja.

E Deus colocou todas as coisas debaixo de seus pés e o designou como chefe de tudo para a igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que preenche tudo de todas as maneiras ( Efésios 1: 22-23 ).

… Cristo é a cabeça da igreja, seu corpo , do qual ele é o Salvador ( Efésios 5:23 ).

Agora você é o corpo de Cristo, e cada um de vocês faz parte dele ( 1 Coríntios 12:27 ).

Por que o padrão de Deus para a pureza é tão alto? A Bíblia usa a metáfora da cabeça e do corpo para descrever o relacionamento entre Cristo e a Igreja. Cristo é a cabeça da Igreja (tanto a Igreja universal como cada igreja local) e a Igreja, com seus muitos membros, é seu corpo. Cada verdadeiro crente, cada seguidor de Cristo, é um membro do corpo de Cristo. Se os membros da Igreja são impuros, a própria Igreja é impura, ou seja, o corpo de Cristo é impuro!

3. Estamos unidos ao Senhor e um com ele em espírito (v 17).

Então eu digo: ande pelo Espírito, e você não irá satisfazer os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito, e o Espírito o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro … ( Gálatas 5: 16-17 ).

Se somos espiritualmente um com Cristo, podemos ter certeza de que nossa carne (nossos desejos físicos) e nosso espírito desejarão seguir dois caminhos separados. Não se surpreenda com isso.

E caso você esteja confuso sobre como são os desejos físicos e carnais, o apóstolo Paulo inclui uma lista:

Os atos da carne são óbvios: imoralidade sexual, impureza e devassidão; idolatria e bruxaria; ódio, discórdia, ciúme, acessos de raiva, ambição egoísta, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas do gênero. Eu aviso, como fiz antes, que aqueles que vivem assim não herdarão o reino de Deus ( Gálatas 5: 19-21 ).

Então, como viveria alguém unido a Cristo? Paulo também não nos deixa confusos com isso:

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra tais coisas não há lei. Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e desejos. Visto que vivemos pelo Espírito, vamos acompanhar o Espírito ( Gálatas 5: 22-25 ).

4. Nossos corpos são templos do Espírito Santo, que estão em nós (v 19).

Não há prova maior de que os crentes sejam separados do que o fato de que nossos corpos são templos do Espírito Santo que estão em nós. O Espírito Santo habita nos crentes. Nossa pureza é de extrema importância para Deus.

Fugir da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que uma pessoa comete estão fora do corpo, mas quem pecar sexualmente, pecará contra seu próprio corpo. Você não sabe que seus corpos são templos do Espírito Santo, que está em você, a quem você recebeu de Deus? Você não é seu; você foi comprado por um preço. Portanto, honre a Deus com seu corpo ( 1 Coríntios 6: 18-20 ).

Por: Kristi Walker
Tradução: O Leão de Judá

O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS