Tudo o que vai ser dito nesse artigo sobre as composições, é com base na bíblia com coerências para poder oferecer ao querido leitor a verdade, muitas dessas musicas já foram cantadas por nós, que nem sempre analisamos a letra e acabamos proferindo heresias.
A primeira musica é do cantor Marquinho Gomes (Não Morrerei).

A letra diz: Se a luta é muito grande, ela te fez perde a fé, O meu Deus entra na guerra, peleja por você. Como Deus pode lutar por alguém se ela perdeu a fé? Percebemos que ele quer trazer uma motivação na letra, para que as pessoas não desistam das suas lutas. Mais existe um erro teológico nessa cansão quando ele diz que ” ela te fez perde a fé”! Ou seja, a luta é tão grande que fez perde a fé. Vamos ver o que a bíblia fala sobre isso.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. (Hebreus 11:6)

Como Deus vai te ajudar, pelejar por você, se você não tem fé nele? Não faz sentido!

Outra parte que chama atenção é : Não morrerei em quanto a promessa não se cumprir, Quem tem promessa de Deus não morre não, não desiste não, e tem a fé, a fé de Abraão.

A bíblia diz

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. (Hebreus 11:13)

Cuidado! A maioria dos cantores gospel cantam o que as pessoas querem ouvir, sem nem uma base ou conhecimento bíblico do que estão cantando.

As promessas que hoje são cantadas, só servem para agradar o público e são totalmente diferentes das promessas que a palavra se refere, a maioria das pessoas que cantam essas canções, acham que essas promessas se referem a algo material, casa, corro, família. A verdadeira promessa deixada por Jesus é!

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. (1 João 2:25)

A vida eterna é a verdadeira promessa deixada por Jesus. A sua morte na cruz foi para vivermos uma vida eterna nele! O que nos faz vencer o mal é a fé em Jesus, e não promessas, cuidado com os erros bíblicos nessas musicas.

A segunda musica é do pastor Melvi ( Penina)

Antes de comentar sobre a musica, devemos analisar o significado de Penina!

Penina: Os significados mais tradicionalmente ligados a Penina são ‘pérola‘ e ‘coral‘, mas também existem algumas outras acepções plausíveis como ‘pedra preciosa‘ ou ainda ‘jóia‘, indicando uma estrita relação com os bens materiais enquanto provisões que devem ser aproveitas conscientemente. Este nome se vale de uma interpretação metafórica recorrendo ao valor mundano dos objetos a fim de apontar para a real importância que eles carregam sendo símbolos da benção, que também é rara e deve ser recebida com atenção por aqueles que Ele designa. No dia em que Elcana oferecia sacrifícios, dava porções à sua mulher Penina e a todos os filhos e filhas dela. ( 1Sm 1:4)

Vamos analisar a letra da musica que diz:

A Penina vai ver você casar, Vai comer o docinho da festa e vai me elogiar, A Penina vai ver o seu marido voltar, Penina vai ver você viajar, De um lado para o outro, pra lá e pra cá, A Penina vai ver você cantar, O play-back do Melvin naquele lugar, A vitória de Deus vai chegar.

Está bem claro nessa composição o egocentrismo, o Homem sendo o centro de tudo com o seu ego em destaque e não a vontade de Deus sobre a sua vida, ficando claro nessa cansão que a pessoa para ser vitoriosa é obrigada a humilhar a outra pessoa, onde nós somos o centro e não Jesus.

A palavra de Deus diz:

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. (Daniel 10:12)

Quando deixamos de lado as nossas ganancias, orgulho e nos humilhamos a Deus, ele ouve as nossas orações. Na música fica claro que uma pessoa tem que humilhar outra pessoa para ser exaltada e isso vai contra as escrituras sagradas.

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12)

Não devemos humilhar ninguém para receber algo de Deus, é Cristo que tem que nos exaltar!

A terceira é da cantora Aurelina Dourado (A Vitoria chegou) .

A letra diz:

Disseram pra você que tudo acabou, Que a prova te venceu e Deus te abandonou, Promessa não tem prazo de validade, Mensagem negativa não vem do Senhor.

Depois de passarmos ali vários dias, desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo. Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: ‘Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios’ “.Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo o meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. (Atos 21:10,11)

Recebemos tanto mensagens positivas como negativas do senhor, a palavra evangelho traduzida significa boas novas, e para que possamos receber boas novas é necessário ter más noticias.

Como que a letra de um louvor fala que noticias ruins não vem do Senhor? É claro que vem! Quando somos exortados, recebemos como uma mensagem ruim, porém é Deus nos ensinando algo. Deus é soberano em nossas vidas e devemos aceitar tudo o que ele desejar fazer . Cuidado com essas canções! Não é porque tem um fundo ou letra bonita que se deve cantar.

Ora, achando-se eles na Galiléia, disse-lhes Jesus: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens; E matá-lo-ão, e ao terceiro dia ressuscitará. E eles se entristeceram muito. (Mateus 17:22,23)

Essa passagem é um exemplo de uma mensagem ruim, vinda diretamente de Jesus, para os discípulos, e como podemos afirma que não vem uma noticia ruim do senhor? Analisem bem o que vocês cantam.

A quarta cansanção é da cantora Jamily ( Conquistando o Impossível).

 

Letra diz:

Acredite, é ora de vencer, essa força vem de dentro de você,você pode até tocar o céu, si crê.

A canção destaca que a força vem de dentro de nós, como se a força dos nossos braços fosse vencer algo. Esse “crê” da canção não está em Cristo e sim na pessoa, e nova mente se repete em um louvor, o egocentrismo a onde a força vem de dentro de nós, deixando de lado Deus, que deveria ser a nossa maior motivação.

A onde está Deus em tudo isso? Podemos fazer algo se ele não estiver nesse projeto? Isso faz lembra a confissão positiva, quando você começa a determinar tudo em sua vida, sendo que quem determina tudo é Deus e toda força vem dele.

O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salta de prazer, e com o meu canto o louvarei. (Salmos 28:7)

Se o senhor é a nossa força, então todo ânimo vem dele e não de dentro de nós mesmos.

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. (Efésios 6:10)

A força não vem de nós a força vem de Deus, a força não depende do que nós queremos e sim de Deus, assim entendemos quem é Deus, até a nossa fé é dom de Deus, tudo que nós temos provem do senhor.

Outra parte da canção diz: nossos sonhos, a gente é quem constrói, e vencendo os limites, escalando as fortaleças, conquistando o impossível pela fé, nossos sonhos, a gente é quem constrói.

Quem constrói os nosso sonhos não somos nós! É Deus quem constrói tudo, e sem Jesus não se tem nada, os nossos sonhos não se constrói, vivêramos uma vida frustrada sem ele.

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (João 15:5)

Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. (Filipenses 2:13)

Tudo depende da vontade de Deus, e para ele são todas as coisas. Amém?

RECOMENDAMOS



O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS