O que significa Unequally Yoked?

Namorar alguém que não compartilha suas crenças é realmente tão importante?

Na verdade sim.

2 Coríntios 6:14 é o versículo frequentemente citado que chama os crentes a serem “igualmente jugados”. Mas muitos crentes não conseguem entender por que esse mandamento do apóstolo Paulo é tão importante. Outros a ignoram completamente.

Ser ingênuo não significa inibir nossas vidas de namoro. Pelo contrário, é um comando projetado para proteção e honra. Ser desigualmente unido é mais perigoso do que você pensa – e esperar alguém com quem você compartilhe a mesma herança espiritual é muito mais gratificante do que muitos acreditam.

Namorar um incrédulo é desobediência

Certa vez, recebi um e-mail de um leitor. Nela, ela disse que não achava que Deus se importava com quem ela namorou ou se casou – ele tinha coisas maiores com que se preocupar. Mas isso não poderia estar mais longe da verdade. Deus sempre se preocupou com as uniões que Seu povo faz – como evidenciado por Seu relacionamento com Israel.

Em Deuteronômio 7 , Moisés está instruindo os israelitas em suas responsabilidades como povo de Deus. Eles foram libertados da escravidão e agora são homens livres, prestes a entrar na Terra Prometida. Moisés, porém, dá um aviso:

“Não farás aliança com [o povo da terra] e não lhes mostrará favor. Além disso, você não deve se casar com eles … pois eles afastarão seus filhos de me seguirem para servir a outros deuses … ”( Dt 7: 3-4 )

Avanço rápido várias centenas de anos, e encontramos Israel em rebelião direta contra o mandamento de Deus:

“Os filhos de Israel viviam entre os cananeus. e eles tomaram suas filhas como esposas, e deram suas próprias filhas a seus filhos, e serviram a seus deuses . ”( Juízes 3: 5-6 )

Provavelmente não parecia tão prejudicial a princípio. Talvez os israelitas sentissem que não havia mulheres suficientes ou que não havia homens suficientes para circular. Por mais que racionalizassem, os israelitas formaram convênios entre si e pessoas que nem conheciam nem serviam a Deus. Ao fazê-lo, eles foram desviados.

Repetidas vezes nas Escrituras, vemos esse tema repetido. Dois são Sansão, que procurou repetidamente mulheres incrédulas, uma escolha que no fim o destruiu ( Juízes 14 ), e Salomão, o homem mais sábio do mundo – até que suas muitas esposas o levaram a adorar outros deuses ( 1 Reis 11 ).

Unir-nos a pessoas que não amam, seguem ou se submetem a Cristo é desobediência direta.

A intimidade é impossível sem unidade espiritual

Se Cristo é verdadeiramente o rei de nossas vidas, nosso eu mais íntimo deve ser submetido à Sua influência. Como então podemos unir uma alma guiada pelo Espírito a uma rebelião contra Deus?

Isso atrapalha as pessoas da maneira errada, porque não importa o quão respeitoso, doce ou “amável” um parceiro incrédulo seja, ele está em desacordo com Cristo – ele está em rebelião. Mas se nos chamamos cristãos, estamos dizendo que acreditamos que a Bíblia é nossa autoridade final. A Bíblia diz que todos pecaram e ficaram aquém da glória de Deus e que sem Cristo somos “[indiferentes] em nossas transgressões”, conformes ao mundo, “vivendo pelos desejos de nossa carne” e “por natureza, filhos” de ira ”. ( Ef 2: 1-3 ) É assim que somos sem Jesus. É assim que todos são separados de Cristo.

Portanto, aqueles de nós em Cristo não podem ter um relacionamento harmonioso e agradável a Deus com um incrédulo. Não há comunhão entre luz e trevas ( 2 Cor. 7:14 )! A palavra grega para “comunhão” nesta passagem significa literalmente contato ou intimidade . Através das palavras inspiradas de Paulo, aprendemos que a intimidade com os incrédulos não é apenas desencorajada – é impossível.

Deus sabe disso. Foi por isso que ele ordenou que os israelitas se casassem dentro da família da fé, e foi por isso que inspirou Paulo a dar o mesmo comando. Isto é para nossa proteção espiritual! A justiça não tem nada em comum com uma pessoa que acredita que ela é boa o suficiente à parte de Deus:

“Pois o que a justiça e a iniquidade têm em comum? Ou que comunhão a luz pode ter com as trevas? Que harmonia existe entre Cristo e Belial? Ou o que um crente tem em comum com um incrédulo? ”( 2 Cor. 6: 14-15 )

Nenhum relacionamento separado de Cristo pode ser verdadeiramente “bom” ( Marcos 10:18 ). Nenhum “amor” aparte de Cristo é amor verdadeiro ( 1 João 4: 16-17 ). Pode parecer essas coisas de fora, mas nunca será unificado por dentro.

Seu corpo é um santuário de adoração

O mandato de Paulo de ser “igualmente jugo” não é encontrado em uma lista de mandamentos; foi escrito para a igreja em dificuldades de Corinto, um grupo de pessoas confusas sobre como viver para Cristo em um mundo corrupto. Foi por isso que ele se dispôs a explicar por que o jugo igual é essencial para a caminhada cristã:

“Que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo. Como Deus disse:

“ Viverei com eles
e andarei no meio deles,
e serei o Deus deles,
e eles serão o meu povo.”
“ Portanto, saia do meio deles
e seja separado, diz o Senhor.
Não toque em coisa impura,
e eu a receberei . ”( 2 Cor. 6: 16-17 )

Seu corpo é o novo templo. Como seguidor de Cristo, o Espírito de Deus habita em você. É por isso que Deus nos chama a “sair do meio deles e nos separar”. Ele não está nos dizendo para sermos desamorosos – somos chamados a amar os incrédulos ( 1 Pedro 2:12 ). Deus está nos chamando para amá- Lo mais do que amamos nosso próprio desejo de um relacionamento. Ele está nos chamando para ser um local de culto.

Este é um chamado para reconsiderar sua visão de Deus e do namoro. Deus se preocupa com nossos relacionamentos porque se importa conosco. Ele se preocupa com a nossa pureza, porque é isso que nos mantém em um relacionamento com Ele! Nossa santidade prega o evangelho mais alto que nossas palavras. Jugo desigual impede nossa caminhada com Deus – a única coisa de que precisamos mais do que qualquer outra coisa.

Se você já é casado com um incrédulo, a Bíblia fala dos seus próximos passos. Comece lendo 1 Coríntios 7

Por: Phylicia Masonheimer

O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS