Se não podemos admitir isso, não faremos muito progresso.

Wom este ensaio, vou parar a introdução de capítulos do livro que vai sair na primavera, quando foi que se esquecem de Deus? (Tyndale) Os ensaios que publiquei aqui têm sido principalmente de natureza crítica – é o meu profeta interior vindo à superfície. Ou talvez apenas o meu Scrooge interior. Eu tenho mais alguns capítulos analisando a tentação horizontal em como lemos a Bíblia e o movimento dos pequenos grupos, e o leitor imaginativo pode adivinhar o que eu poderia dizer em tais capítulos. Vamos apenas dizer que a tentação de fazer nossa fé sobre nós mesmos e nossos sentimentos está sempre conosco, até o fim dessa era moral, terapêutica e deísta.

Mas seria irresponsável, pelo menos, não apontar algum caminho à frente, e a terceira parte do livro tenta fazer exatamente isso. Mas agora que terminei, percebo que preciso ler muito mais e pensar sobre o desejo, e especialmente o desejo por Deus. Então a terceira parte é realmente apenas algumas incursões em um tópico muito complexo.

Esta coluna continuará, mas será mais ocasionalmente. Enquanto preparo esses ensaios para a internet, tenho feito anotações sobre tópicos que não abordei no livro, mas que podem trazer boas reflexões aqui. Mas eu não acho que eu seja inteligente o suficiente para ter algo que valha a pena ser lido a cada semana, então a partir deste ponto, esta série aparecerá como o Senhor inspira, ou como a arrogância me faz pensar que ele está fazendo isso.

Por enquanto, aqui está um capítulo da terceira parte do livro.

O começo do desejo

O escritor de Provérbios diz que o temor do Senhor é o começo da sabedoria. O medo a que ele se refere é uma reverência e reverência saudáveis. Mas há outro tipo de medo que temos que lutar em nosso relacionamento com Deus. Em termos desse medo, eu colocaria assim: O medo de Deus é o começo do desejo por ele.

Encerrei o último capítulo, observando que, de fato, desejamos conhecer e amar a Deus em algum nível profundo. Nós desejamos a Deus. Apesar de todos os modos como nos esquecemos dele, isto é, Deus marginalizado em nossa enxurrada de atividade horizontal, ainda queremos a Deus. Isso parece contradizer o que eu tenho discutido. Na verdade não.

Se eu me voltasse agora e dissesse que tudo o que temos a fazer é nos decidirmos a começar a desejar Deus, eu vou passar da hipérbole para a ficção.

Eu desenhei um grande contraste entre as dimensões vertical e horizontal da fé para trazer alguma clareza e urgência ao problema. Tal contraste é uma hipérbole, usando a linguagem de uma forma dramática para levar para casa um ponto. Mas se eu fosse voltar agora e dissesse que tudo o que temos a fazer é nos decidirmos a começar a desejar Deus, eu vou passar da hipérbole para a ficção. Porque não é tão simples assim.

No fundo, desejamos a Deus ainda, sim, apesar de todo o foco na horizontal. E, no entanto, a razão para o foco horizontal não é apenas que nos esquecemos de Deus – como se nos distraíssemos, como ir à loja comprar leite, encher o carrinho de compras, mas ir para casa sem o que viemos buscar. Não, nos esquecemos de Deus porque deliberadamente tentamos apagá-lo da nossa memória. Isso porque às vezes Deus é como um pesadelo que nos deixa confusos e ansiosos.

É crucial que reconheçamos essa dimensão do nosso relacionamento com Deus. Se Deus às vezes não nos deixa confusos e ansiosos, ainda não encontramos o Deus vivo.

Basta perguntar a Abraão, que não poderia, para sua vida, descobrir como Deus iria produzir uma grande nação a partir de seus lombos idosos.

Pergunte a Moisés, cujo propósito na vida era levar o povo para a Terra Prometida, apenas para ser impedido de entrar ele mesmo.

Pergunte a Davi, que em muitos salmos se queixou de que o Senhor não o ouviu.

Pergunte a Jeremias, que estava furioso com Deus por estimulá-lo a pregar.

Pergunte a Jesus, que sentiu como se Deus o tivesse abandonado na cruz.

Todo crente, mais cedo ou mais tarde, sabe que é algo terrível cair nas mãos deste Deus. É por isso que qualquer crente digno do seu sal é profundamente ambivalente em relação a Deus. Sim, ansiamos ser governados pela Sabedoria Infalível – e, no entanto, nos ressentimos de ter que nos submeter a alguém ou a qualquer coisa. Nós desejamos intimidade com a Pure Benevolence – mas tememos a perda da independência. Nós nos ressentimos do que ansiamos e temos medo do que desejamos. Em suma, amamos a Deus e odiamos a Deus.

Uma das razões pelas quais nos ressentimos de Deus e logo esquecemos dele é que ele se recusa a vir até nós da maneira que achamos que precisamos que ele venha até nós.

Não podemos progredir na vida espiritual até que reconheçamos isso. Se achamos que realmente amamos a Deus simplesmente, e tudo o que precisamos é de um gentil lembrete para colocá-lo de volta ao trono de nossas vidas, estamos enganando a nós mesmos. Estamos vivendo uma fé fantasiosa. Isso simplesmente não é a realidade sórdida e esplêndida do coração humano.

Um grande motivo pelo qual nos ressentimos de Deus e logo o esquecemos é que ele se recusa a vir até nós da maneira como achamos que precisamos que ele venha até nós. Raciocinamos assim: Deus é magnífico e maravilhoso, que não conhece limites; assim ele virá a nós em esplendor inconfundível. No entanto, nossas orações chegam ao silêncio além. A adoração parece uma poça de lama de palavras. Pedimos cura e acabamos pagando contas médicas. Ansiamos por amor e pedimos o divórcio.

Onde está o Deus do milagre e maravilha quando precisamos dele? Ele não parece muito confiável. E em vez de olhar para ele e ficar desapontado várias vezes, decidimos esquecer a vertical e focar na horizontal. Somos sensatos o suficiente para não abandonar a fé cristã porque, apesar de nossa confusão, ainda acreditamos ser o caminho para a vida eterna. Apenas não nos peça para levar a sério a presença de Deus.

Talvez o Deus glorioso mostre a vida de outras pessoas. Talvez de volta nos dias da Bíblia. Talvez uma vez em nossa vida há muito, muito tempo atrás. Mas não hoje, não aqui, não no futuro previsível.

O Deus do milagre e da maravilha, é claro, é em grande parte uma invenção da nossa imaginação. É assim que queremos que Deus seja. Não é o jeito que ele é dia a dia, eternidade a eternidade.

Ah, sim, existem milagres e maravilhas na Bíblia. Certamente, alguns experimentaram o poder e a glória de Deus hoje. Nenhuma pergunta sobre isso. Mas estes não são tão óbvios quanto às vezes pensamos. Lembre-se de que muitos viram e ouviram o Senhor ressuscitado diante de seus olhos e ouvidos, e ainda assim duvidaram (Mt 28:17).

É mais sensato pensar em milagre e maravilha como desfibrilador de Deus. Às vezes estamos tão mortos para Deus que precisamos de um choque elétrico no coração para nos acordar. Mas depois disso, as coisas voltam ao normal, e Deus retorna ao seu modo normal de endereço. O homem não vive sozinho pelo divino desfibrilador, pois uma vida de milagre e maravilha nos mataria. Em vez disso, Deus nos vem tão silenciosa e sutilmente quanto o bater firme de nossos corações.

Se o primeiro passo para desejar a Deus é reconhecer o quanto nos ressentimos de sua presença, o segundo passo é aceitar como, de fato, ele escolheu estar conosco. Temos que saber o que é que desejamos. Se desejamos milagres, nunca encontraremos Deus. Se desejamos a Deus, devemos abandonar os milagres e procurá-lo no mundano.

Nas palavras humanas e inadequadas do pregador.

Na linguagem confusa e expressões idiomáticas da Bíblia.

No pão e vinho da comunhão.

Na água do batismo.

No encontro, dois ou três se reúnem para a oração.

Na experiência cotidiana do mistério, do não saber, da admiração, da perplexidade – da qual a vida está repleta.

Se procurarmos Deus em qualquer lugar que não seja o mundano, não o encontraremos, porque é lá que ele vem e habita entre nós, cheio de graça e verdade.

Mark Galli é editor-chefe do Christianity Today.

 

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS