Pessoas difíceis estão em todo lugar. Hostil, rude, mesquinho, egoísta, impaciente, indiferente e pior ( Romanos 1: 29–31 ; 2 Timóteo 3: 1–4 ; Gálatas 5: 19–21 ; 1 Coríntios 6: 9–11 ). O que pode ser chocante para muitos de nós é que temos e podemos agir da mesma forma que essas pessoas.

Somos sempre hostis, rudes, mesquinhos, egoístas, impacientes e indiferentes? Não, mas todos nós temos as sementes de todas essas atitudes em nossos corações ( Mateus 15:19 ; Jeremias 17: 9 ). Portanto, o primeiro passo para nos ajudar a lidar com pessoas difíceis é entender que não somos melhores do que essas pessoas por natureza ( Efésios 2: 1-3). Nós vivemos em um mundo caído, cheio de pessoas pecadoras. Devemos nos lembrar desse fato para que não nos surpreendamos quando nos deparamos com pessoas difíceis, ou quando nos vemos sendo uma pessoa difícil.

Se recebemos Jesus Cristo, somos perdoados por essas atitudes e comportamentos pecaminosos. Quando nos vemos exibindo tais atitudes e comportamentos, confessamos a Deus e confiamos que Ele já nos perdoou e nos purificará ( 1 João 1: 8–9 ). Fazemos reparações quando possível e procuramos viver de forma diferente. O perdão de Deus de nossa dificuldade / pecaminosidade é a base de como devemos responder a pessoas difíceis, o que é com graça.

Como crentes em Cristo, nosso mandato não é fazer com que o mal seja igual ou devolver o mal, mas sim devolver o mal com o bem (Romanos 12: 19–21 ). Somos chamados a amar nossos inimigos e a orar por aqueles que nos perseguem ( Mateus 5: 43–45 ). Isso pode parecer impossível e, em nosso próprio poder, é impossível. No entanto, com Deus trabalhando em nós é possível ( Mateus 19:26 ).

Devolver o mal com o bem pode irritar nosso senso de justiça e, às vezes, com razão. No entanto, devemos lembrar que é papel de Deus distribuir a justiça. Devemos deixar o assunto nas mãos de Deus e confiar que Ele julgará justamente ( Romanos 12:19 ). Mais importante, devemos perceber que não recebemos o que merecemos de Deus, mas recebemos misericórdia e favor imerecido. Enquanto éramos hostis e inimigos de Deus, Ele enviou Seu Filho para morrer por nossos pecados ( Romanos 5: 6–8; Efésios 2: 1–10 ). Jesus, mesmo enquanto estava sendo perseguido, orou por Seus algozes ( Lucas 23:34 ).

Como ponto de clareza, não é errado envolver autoridades legais. Comportamento criminal não é o que estamos nos referindo quando falamos de “pessoas difíceis”. As autoridades sociais foram postas em prática por Deus para defender a lei, e não é errado usá-las ( Romanos 13: 1-7 ). No entanto, não devemos buscar justiça social por vingança. Da mesma forma, dependendo do comportamento difícil, não é errado envolver as autoridades da igreja. Mateus 18: 15–20 descreve o procedimento adequado para tratar de queixas entre os membros da igreja. Novamente, a intenção não é buscar vingança, mas trazer paz.

Como crentes em Cristo, somos habitados pelo Espírito de Deus que produz as atitudes de amor, alegria, paz, longanimidade (paciência, paciência), bondade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio ( Gálatas 5: 22–23 ). . Portanto, devemos orar para sermos cheios do Espírito e para mantermos em sintonia com o Espírito, e não o afligirmos ( Efésios 4:30 ; 5:18 ; Gálatas 5:25 ). Se quisermos responder a pessoas difíceis com graça e amor, devemos depender e nos inspirar no poder do Espírito de Deus. Quando nos zangamos e devolvemos o mal com o mal, devemos confessar rapidamente o nosso pecado e pedir a Deus a graça de imitar a Jesus Cristo e mostrar-nos filhos e filhas do nosso Pai misericordioso ( Lucas 6:36).). Se nos recusamos a amar nossos inimigos, então não estamos imitando nosso Pai Celestial, mas o servo implacável ( Mateus 18: 21–35 ). É do nosso interesse eterno imitar o primeiro e não o último. Como podemos nós, que recebemos a graça e o perdão de Deus, recusar-se a mostrar o mesmo aos outros?

Muitas vezes é simples saber como devemos agir em relação a pessoas difíceis, mas pode ser um grande desafio fazê-lo em nossas vidas diárias. Os Provérbios têm excelentes conselhos práticos. Por exemplo, Provérbios 15: 1 diz: “A resposta branda desvia a ira, mas uma palavra dura incita a ira”. Podemos memorizar esse verso e, quando confrontados por uma pessoa difícil, tentar responder com gentileza. Você pode se surpreender como a situação diminui.Provérbios 12:16 diz: “A irritação de um tolo é conhecida de uma só vez, mas o prudente ignora um insulto.” Em vez de levar insultos pessoalmente e reagir com ofensa imediata, podemos aprender a simplesmente ignorá-los. Provérbios 20: 3 diz: “É uma honra para um homem manter-se distante dos conflitos, mas todo tolo estará brigando”. Tito 3: 9 tem encorajamento similar para “evitar controvérsias tolas, genealogias, dissensões e disputas sobre a lei, pois elas são inúteis e sem valor”. Provérbios 17:14Da mesma forma, incentiva as brigas finais antes de começarem. Podemos nos lembrar das coisas que realmente importam e lembrar que algumas brigas são simplesmente inúteis. Não adianta se envolver com uma pessoa difícil quando o resultado final é “inútil e sem valor”.

Em algumas situações, é melhor tentar evitar certas pessoas difíceis. Provérbios 22: 24–25 diz: “Não faças amizade com um homem que é dado à ira, nem andes com homem irado, para que não aprendas os caminhos dele e não te enrede numa armadilha.” Primeiros Coríntios 15:33diz: “Não se deixe enganar: ‘A má companhia arruína os bons costumes'”. Tanto quanto formos capazes, devemos fazer amizades com aqueles que estão procurando honrar a Deus da mesma maneira que nós somos. Somos também chamados a viver pacificamente com os outros, tanto quanto somos capazes ( Romanos 12:18 ; Hebreus 12:14 ).

Podemos ser proativos ao lidar com pessoas difíceis lendo e até mesmo memorizando a Palavra de Deus para nos dar a perspectiva correta da vida. Sua Palavra nos diz que todas as pessoas são feitas à Sua imagem ( Gênesis 1:26 ). Quando vemos os outros como portadores de imagens, podemos achar mais fácil suportar com eles. Também podemos reconhecer que lidar com pessoas difíceis é uma prova que Deus pode usar para produzir coisas boas em nós. Por exemplo, veja como Romanos 5: 3-5 eTiago 1: 2–5 fala sobre provações e dificuldades.

Lidar com pessoas difíceis torna-se mais fácil quando procuramos demonstrar empatia pelos outros. Sabemos que nós mesmos podemos ser difíceis, particularmente quando estamos cansados, estressados ​​ou com fome. Como queremos ser tratados em tais situações? Mateus 7:12 fala sobre fazer aos outros como queremos que eles façam a nós. Tiago 2: 8 fala sobre amar os outros como nos amamos. Primeiro Pedro 4: 8 diz: “Acima de tudo, continuem amando-se uns aos outros, pois o amor cobre uma multidão de pecados” (ver também Provérbios 10:12 ). À medida que procuramos proativamente amar uns aos outros, seremos mais capazes de perdoar ofensas e lidar com as dificuldades de um modo que honre a Deus.

Pessoas difíceis são frequentemente difíceis como resultado de sua própria dor. Ver pessoas difíceis como aquelas que estão sofrendo e precisando do toque de Cristo pode nos encorajar a perdoá-las. Nós também podemos orar por sua cura. Talvez, ao mostrar-lhes bondade, seus corações sejam suavizados para Cristo.

Às vezes, precisamos confrontar uma pessoa difícil ou apontar comportamentos interpessoais desafiadores. Espero que isso os ajude a parar de infligir danos aos outros ao seu redor, bem como ajudá-los em seu próprio crescimento espiritual. Cristãos são chamados a falar a verdade em amor ( Efésios 4:15).). Isso significa que falamos a verdade porque amamos e também o fazemos de um coração de amor. A verdade pode às vezes ser difícil de compartilhar e difícil de receber, mas falamos com graça por amor aos outros. Se a pessoa difícil em nossa vida é incrédula, também compartilhamos a verdade do evangelho com eles.

Lidar com pessoas difíceis requer oração e o poder de Deus. Quando sabemos que vamos encontrar uma pessoa difícil, devemos orar de antemão. Peça a sabedoria de Deus e Sua força para responder bem. Ore pela pessoa e pelo trabalho de Deus em sua vida. Lembre-se de algumas das verdades bíblicas compartilhadas aqui. Então, procure amar o melhor que puder. Tire qualquer frustração ou dor emocional de sua interação com a pessoa difícil diretamente para Deus e busque Sua cura e consolo.

Fonte: Compelling Truth

RECOMENDAMOS






Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)