Uma definição de ecumênico é: “referir-se ou representar ou representar o conjunto de um conjunto de igrejas ou tendências para a unidade ou cooperação cristã mundial”, de acordo com Merriam-Webster. Outra interpretação do moderno Movimento Ecumênico procura promover um tipo de unidade, a unidade cristã, conforme descrito na Bíblia, com as de outras religiões não-cristãs. Esse ecumenismo propõe a idéia de universalismo em que todos irão para o céu, acreditando em Jesus ou não.

Uma definição de ecumênico é: “referir-se ou representar ou representar o conjunto de um conjunto de igrejas ou tendências para a unidade ou cooperação cristã mundial”, de acordo com Merriam-Webster .

O ecumenismo, ou o Movimento Ecumênico, visa “recuperar o sentido apostólico da igreja primitiva pela unidade na diversidade”, como disse a Britannica , lidando com as “frustrações, dificuldades e ironias do mundo pluralista moderno. É uma reavaliação animada da [igreja] histórica e do destino do que os seguidores percebem ser a igreja única, santa e apostólica de Jesus Cristo. ”

Outra interpretação do moderno Movimento Ecumênico procura promover um tipo de unidade, a unidade cristã, conforme descrito na Bíblia, com as de outras religiões não-cristãs. Esse ecumenismo propõe a idéia de universalismo em que todos irão para o céu, acreditando em Jesus ou não.

Unidade Cristã na Bíblia

Paulo e os outros apóstolos ansiavam por uma igreja ecumênica, “unidade cristã mundial”, embora usassem outras palavras para transmitir sua mensagem. O tema da unidade é ricamente representado nas epístolas, direta e indiretamente, como resposta à desunião.

Os crentes seguiram vários professores ao se espalharem pelo Império Romano, ensinando o evangelho de Jesus Cristo. A mensagem do evangelho não mudou, mesmo que seus estilos fossem diferentes.

Um problema surgiu, no entanto, conforme escrito em 1 Coríntios 1:12 e explicado pela Blue Letter Bible :

“As pessoas na igreja estavam se associando a vários líderes e formando facções que estavam derrubando o corpo de Cristo.” Eles estavam “orgulhosos de sua preferência pastoral”, esquecendo que “Deus é quem faz o trabalho na igreja”. Ele é quem “deve receber a devoção da igreja”.

As epístolas do Novo Testamento estão cheias de lembretes sobre os perigos da desunião e a importância de ser um corpo unificado de Cristo, dando glória ao Pai.

Escrituras sobre os perigos da desunião

– Paulo fala sobre “ciúmes e contendas” ( 1 Coríntios 3: 3 ) entre os seguidores.

– Jesus já havia dito a seus seguidores que “uma casa dividida contra si mesma não pode suportar” ( Marcos 3:25 ).

– Judas, irmão de Jesus, lembra os seguidores de Cristo, advertindo: “nos últimos tempos haverá escarnecedores que seguirão seus próprios desejos ímpios. São essas pessoas que o dividem, que seguem meros instintos naturais e não têm o Espírito ”( Judas 18-19 ).

Escrituras sobre a Importância da Unidade

– Cristo disse: “Deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas obras e dar glória a seu Pai” ( Mateus 5:16 ).

– Ele também disse: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se se amam” ( João 13:35 ).

– “Apelo a vocês, irmãos e irmãs, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos vocês concordem entre si no que dizem e que não haja divisões entre vocês, mas que estejam perfeitamente unidos em mente e pensamento ”( 1 Coríntios 1:10 ).

– “Agora você é o corpo de Cristo, e cada um de vocês faz parte dele” ( 1 Coríntios 12:27 ).

– “Finalmente, todos vocês tenham a mesma opinião, sejam solidários, amem-se, sejam compassivos e humildes” ( 1 Pedro 3: 8 ).

Unidade Cristã como Testemunha

Embora a divisão fosse um problema na igreja desde o início, os espectadores e os incrédulos frequentemente notavam sua unidade. O Cristianismo de Casos Frios declarou: “Os primeiros observadores do movimento [cristão] reconheceram” o acordo entre os crentes que “se tornaram a força unificadora por trás do movimento de Deus”. O apelo ao acordo entre os crentes foi fundamental para glorificar a Deus e espalhar o Evangelho.

Os membros do Império Romano, nas décadas seguintes à morte de Cristo, reconheceram que “fazer parte da comunidade cristã […], fazer parte da igreja, é pertencer a uma sociedade de amigos, irmãos e irmãs muito unidos. Cristo ”, disse L. Michael White à Frontline .

Desunião ao longo da História da Igreja

A questão da desunião entre as igrejas começou a surgir quase desde o começo.

“Houve mais de algumas divisões na igreja nos últimos milhares de anos”, escreveu Ed Stetzer no Christianity Today . Mas, “em uma batalha espiritual [], é de se esperar um conflito”, disse ele. A divisão, embora normal, pode ser “superada com unidade”, na linha de “um entendimento das escrituras conduzido pelo Espírito Santo”, disse Stetzer. Cristo é o líder da igreja, não o atual líder de uma cidade, país ou império. Podemos discordar, mas a base da verdade nunca mudará.

Divisão em Doutrina Cristã – Unidade no Evangelho

Ao longo da história da igreja, as principais causas doutrinais de desunião foram abordadas pelos conselhos, e o erro doutrinário era freqüentemente corrigido pela reiteração da verdade do evangelho em um credo ou declaração, como o Credo Niceno.

O Credo Niceno foi, como disse esta fonte , “originalmente formulado em 325 no conselho de Nicéia” pelos líderes da igreja em resposta à “heresia ariana”. Arianos “negou que Cristo era verdadeiramente Deus”, ensinando, ao contrário, “que ele era um criado. ”O credo […] afirma claramente que Cristo é eterno e parte da trindade do Pai, Filho e Espírito Santo.

Desunião entre as denominações cristãs – Unidade em Cristo

As divisões sobre partes essenciais da crença cristã continuaram nos séculos subsequentes e ainda prevalecem hoje. Colocando os princípios básicos dos ensinamentos cristãos lado a lado, vemos variações em relação ao batismo , à Trindade e muito mais.

Por exemplo, de acordo com uma tabela de fatos da religião :

– Um grupo de luteranos acredita que a Escritura é “inspirada e inerrante”, enquanto outro acredita que a Escritura é “inspirada, mas não inerrante”.

– Enquanto isso, os presbiterianos dizem que “a Bíblia é inspirada”, mas isso significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Talvez seja inerrante e talvez não, mas “mesmo que a Bíblia seja culturalmente condicionada e não necessariamente factual ou até sempre verdadeira, ela respira com a vida de Deus”.

– Os metodistas consideram a Bíblia “inspirada e inerrante em manuscritos originais, […] transmitida ao presente sem corrupção de nenhuma doutrina essencial”.

No quadro citado acima, pode-se perguntar como cada grupo pode diferir em muitos assuntos, ainda assim se qualificar como uma denominação cristã. Muitas denominações cristãs concordam com as crenças fundamentais sobre Jesus, que Jesus Cristo era o único Filho de Deus, nascido divinamente como Deus e homem. E eles concordam com a esperança do cristão pela eternidade através da salvação nEle.

Efésios 4: 3 e João 17:21 exortam os seguidores a se unirem sob Cristo e a verdade de que Ele é o único caminho para Deus Pai. Esse ecumenismo cristão ressoa com a unidade descrita na Bíblia .

O que é o movimento ecumênico moderno?
Hoje, no entanto, o moderno Movimento Ecumênico procura promover um tipo de unidade e acordo que ampliaria o que Jesus chamava de “o portão estreito” em Mateus 7:13 . Nesse sentido, “ecumênico” refere-se ao acordo entre todas as pessoas de todas as crenças e desmantelaria os fundamentos do ecumenismo cristão.

Um ecumenismo que busca a unidade cristã, como descrito na Bíblia, com as de outras religiões não-cristãs, propõe a idéia de universalismo em que todos irão para o céu, acreditando em Jesus ou não. Nesse caso, o acordo sobre a salvação pela graça através de Cristo é deixado de lado em favor de uma mensagem mais popular.

O que há de errado com o movimento ecumênico?

1. Jesus nunca sacrificou a mensagem de Deus por popularidade.

Pouco tempo depois de alimentar uma multidão de milhares e ensinar sobre o custo de segui-Lo, a maioria dos seguidores caiu. Somente os discípulos permaneceram ( João 6: 66-67 ).

Além disso, ele enfureceu os nazarenos na sinagoga pregando algo que eles não queriam ouvir, então eles tentaram jogá-lo de um penhasco ( Lucas 4: 24-30 ).

2. Na busca de tolerância e cooperação, a doutrina cristã chave é facilmente perdida.

Os participantes desse movimento correm o risco de ecoar um mantra de “todos os caminhos levam a Deus”, que os afastaria do “caminho, da verdade e da vida” ( João 14: 6 ), a fim de nutrir a tolerância e a cooperação entre opinião popular de todas as religiões.

Jack Wellman argumentou sobre Patheos : “Quando doutrinas essenciais da fé são comprometidas e certos elementos da fé são sacrificados por uma questão de unidade, as coisas perdidas são de maior importância do que as que foram obtidas”.

3. Pessoas perdidas são levadas a acreditar que alcançarão o céu sem Jesus.

No século passado, muitos clérigos defenderam uma forma mais inclusiva de cristianismo, argumentando que a verdade do evangelho afasta as pessoas; Os cristãos devem ser mais inclusivos se quiserem atender às necessidades de suas comunidades locais e globais. Embora os cristãos devam servir aos outros independentemente das crenças, eles não devem comprometer a verdade do evangelho.

Michael J. McClymond, autor de A Redenção do Diabo: Uma Nova História e Interpretação do Universalismo Cristão , disse em uma entrevista à The Gospel Coalition que “universalismo” aborda “a maneira que muitas pessoas que acreditam na religião – especialmente os teólogos acadêmicos contemporâneos – gostariam”. para o mundo ser ”. O problema com esses sentimentos universalistas ligados ao Movimento Ecumênico é que nem todos estão indo para o céu. “Seria espiritualmente perigoso dizer àqueles que conscientemente rejeitaram a Cristo que, além da vida atual, haverá mais oportunidades para responder a Cristo – oportunidades nas quais as Escrituras não dizem nada”, disse McClymond.

Candice Lucey vive com o marido e as filhas em (na maior parte) tranquila Salmon Arm, BC, Canadá. Aqui, ela gosta de se aprofundar na palavra de Deus quando não está trabalhando ou participando de atividades ministeriais. Sua prosa e poesia já apareceram em publicações como Purpose e Creation Illustrated , e suas peças curtas foram apresentadas no Natal por alunos da Escola Dominical por vários anos. Acompanhe os estudos das escrituras de Candice em seu blog Wordwell.ca .

Por: Candice Lucey
Crédito da foto: Getty / LuckyTD

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS