Ágape , e seu verbo formar agapao , é uma das várias palavras gregas para o amor. A Bíblia também menciona phileo , ou amor fraternal, e se refere a eros , amor erótico. Os gregos também falaram de storge , que é um amor entre os membros da família.

O amor ágape é um pouco diferente. Não é um sentimento; é uma motivação para a ação que somos livres para escolher ou rejeitar. Ágape é um amor sacrificial que voluntariamente sofre inconveniência, desconforto e até morte para o benefício de outro sem esperar nada em troca. Somos chamados para agapeamor por meio do exemplo de Cristo: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Anda em amor, como Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de amor a Deus” ( Efésios 5: 1-2 ).

Nós devemos agapao Deus ( Mateus 22:37 ), nosso vizinho ( Mateus 22:39 ) e até mesmo nossos inimigos ( Mateus 5: 43-46 ). Não estamos a agapao dinheiro ( Mateus 6:24 ), escuridão ( João 3:19 ), ou aprovação dos homens ( João 00:43 ).

O Novo Testamento tem mais de duzentas referências ao amor ágape . Aqui estão alguns.

Mateus 24:12: Com o aumento da ilegalidade no fim dos tempos, a preocupação e o cuidado pelos outros irá desaparecer.

Lucas 11:42 : O legalismo dos fariseus, até mesmo seus sacrifícios, não refletia o amor de Deus.

João 13:35 : A vida cristã é caracterizada pelo amor ágape sacrificial .

João 15: 9-10 ; Romanos 13:10 : Quando agape amamos a Deus, mostramos isso obedecendo aos Seus mandamentos porque Seus mandamentos nos ensinam a amar os outros.

João 15:13 : A maior demonstração de amor que alguém pode dar é morrer por seus amigos.

João 17:26 ; Romanos 5: 5 ; Gálatas 5:22 : Ágapeo amor vem de Deus, não o nosso próprio esforço.

Romanos 5: 8 ; Apocalipse 1: 5 : Foi o amor ágape que fez com que Jesus se sacrificasse por nós.

Romanos 14:15 ; 1 Coríntios 8: 1 : Não é amor levar o outro ao pecado.

Colossenses 3:19 : Os homens são chamados para mostrar amor ágape às suas esposas.

Tiago 1:12 ; 2: 5 : O amor de Deus resultará em recompensas no céu.

2 Pedro 2:15 ; 1 João 2:15 : É possível amar sacrificialmente algo que não é piedoso.

Embora 1 Coríntios 13é conhecido como o capítulo sobre o amor, não há livro que fale mais sobre ágape do que 1 João. Dois temas importantes saem de 1 João. A primeira é que é incoerente e falso afirmar que agape amamos a Deus enquanto não agamos amando outros crentes. Não podemos amar a Deus sem amar irmãos e irmãs que também o amam. A segunda é que é inconsistente e falso afirmar que agape amamos a Deus se não obedecermos a Ele. É impossível amar a Deus enquanto ignoramos o que Ele diz. Os dois estão inextricavelmente conectados, como diz Gálatas 5:14 : “Porque toda a lei se cumpre em uma palavra: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo'”.

Fonte: Compelling Truth

RECOMENDAMOS






Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)