Você provavelmente já viu a camiseta ou o meme que diz: ” Eu amo Jesus e xingo um pouco !” É para ser fofo ou engraçado – mas é realmente engraçado quando você o segura no bastão de medição de Palavra de Deus?

Cussing se tornou “fofo” e algo para rir. “Solte-se!” e “Não seja tão legalista!” são frequentemente as respostas dadas se alguém é confrontado com o seu discurso.

Nessas situações, sinto-me frustrado. Então começo a me perguntar se estou errado, se talvez xingar não é grande coisa. Mas quando eu voltar para a Palavra de Deus, a minha determinação é reforçada que sim, o que sai de nossas bocas faz a matéria e é um grande negócio.

O que a Bíblia diz sobre palavrões?

O apóstolo Paulo deixa claro que tipo de discurso os cristãos devem usar:

“Não saia da sua boca nenhuma conversa corrupta, mas apenas o que é bom para edificar, conforme a ocasião, para que possa dar graça (ou benefício) a quem ouve”. Efésios 4:29
“Mas entre vocês não deve haver sequer um indício de imoralidade sexual, ou de qualquer tipo de impureza, ou ganância, porque estas são impróprias para o povo santo de Deus. Tampouco deve haver obscenidade, conversa tola ou piada grosseira. fora de lugar, mas sim ação de graças ” Efésios 5: 3-4 .
O apóstolo Pedro também exorta os cristãos a serem cuidadosos com suas palavras.

“Pois quem quer que ame a vida e veja bons dias deve manter a língua do mal e os lábios da fala enganosa.” 1 Pedro 3:10
Tiago, o irmão de Jesus, deixa claro que a vida dos cristãos não deve ser caracterizada por linguagem imprópria e que não é característico que um crente receba elogios e maldições de sua boca:

“Com a língua louvamos nosso Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos homens que foram feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca saem louvores e maldições. Meus irmãos, isso não deveria ser. Pode água doce e sal fluxo de água da mesma fonte? Meus irmãos, uma figueira pode suportar azeitonas ou uma videira com figos? Nem uma fonte salgada pode produzir água fresca ”. Tiago 3: 9-12
Por que nossas palavras são tão importantes para Deus?
Nosso discurso indica o que está acontecendo em nosso coração. A simples eliminação de palavras do nosso vocabulário não resolverá o problema. Seria como capinar um jardim sem cavar fundo e arrancar as raízes. Precisamos nos aprofundar e descobrir por que essas palavras fazem parte do nosso vocabulário em primeiro lugar. A Palavra de Deus explica que o que sai da nossa boca vem do que enche o nosso coração. Se nossa mente estiver saturada com a Palavra de Deus, então nosso coração ficará cheio com ele e o que dizemos será um derramamento de Sua Palavra boa e amorosa.

O pecado é um problema cardíaco que se manifesta em nossos pensamentos, ações e palavras. Se depositamos nossa fé em Cristo, recebemos uma nova natureza de Deus, nossos corações são transformados e nosso discurso deve refletir a nova natureza que Deus criou dentro de nós. Quando depositamos nossa fé em Cristo, seu espírito se torna o filtro pelo qual todos devem ser peneirados. Ele não apenas filtra, mas limpa nosso coração. Um coração limpo deve resultar em palavras limpas. Nossos desejos devem mudar, não apenas nossas ações. Se somos crentes verdadeiros e nos esforçamos para honrar a Deus, não devemos ser caracterizados pelo uso de palavras que sua Palavra diz claramente que não devemos usar, mas seremos caracterizados pelo uso de palavras que honram a Deus e dão graça àqueles que os ouvem.

Preciso parar de xingar?

Se você é crente, foi chamado para aproveitar ao máximo o tempo que lhe é dado. Toda interação que você tem com os outros deve apontar os outros para Deus. Nunca foi tão óbvio do que é hoje que estamos vivendo em dias maus, maus! O tempo é curto. Não sabemos quando o Senhor voltará e não nos é prometido que veremos amanhã. Você foi chamado para ser uma luz neste mundo sombrio e glorificar a Deus. Se você afirma amar a Deus, deve mostrar como você se comporta e como fala. Nosso amor por ele é demonstrado pelo quanto obedecemos às palavras que ele nos deu para seguir. Nossas palavras e ações mostram se nossa caminhada com Deus é real ou não.

Se você se considera um “crente maduro” (como a “mulher mais velha” descrita em Tito 2 ), então você foi chamado a ser reverente em seu comportamento e em seu discurso. Você honrará ou difamará a sua Palavra. Se sua vida gira em torno de coisas importantes para ele, será óbvio na maneira como você fala. Você será um exemplo desafiador e aguçado.

Como faço para parar de xingar?

Leia e medite na Palavra de Deus com frequência. Permita que ele renove sua mente e purifique seu coração.

Peça a Deus para lhe mostrar qualquer coisa em seu coração que esteja alimentando as palavras que saem da sua boca que não honram a Deus.

Peça ao Espírito Santo que seja seu filtro e que limpe seu coração para que surjam palavras vivificantes.

Peça a Deus que lhe dê um novo desejo de falar o que dará vida aos outros.

Substitua um mau hábito por um bom hábito – pratique louvar a Deus em voz alta com mais frequência, treinando sua língua para falar palavras que se acumulam, e não derrubam.

Mais versículos da Bíblia sobre discurso saudável:

“O homem bom tira coisas boas das coisas boas armazenadas em seu coração, e o homem mau tira coisas más das coisas más armazenadas em seu coração. Pois, do transbordamento de seu coração, sua boca fala.” Lucas 6:45

“O que entra na boca de alguém não os contamina, mas o que sai da boca deles é o que os contamina.” Mateus 15:10

“Portanto, se alguém está em Cristo, a nova criação chegou: a velha se foi, a nova está aqui!” 2 Coríntios 5:17

“Portanto, exorto vocês, irmãos e irmãs, em vista da misericórdia de Deus, a oferecerem seus corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus – este é o seu verdadeiro e apropriado culto. Romanos 12: 1

“Não se conforme com o padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você poderá testar e aprovar a vontade de Deus – sua boa, agradável e perfeita vontade”. Romanos 12: 2

” Da mesma maneira, deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas obras e dar glória a seu Pai que está no céu.” Mateus 5:16

“Se você me ama, guardará meus mandamentos.” João 14:15

“Se alguém se considera religioso e ainda assim não reprime a língua, mas engana o próprio coração, a religião deste homem é inútil.” Tiago 1:26

“Da mesma forma, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na maneira de viver, não a serem caluniadoras ou viciadas em muito vinho, mas a ensinar o que é bom. Depois, podem instar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e filhos, a serem auto- controlado e puro, estar ocupado em casa, ser gentil e estar sujeito a seus maridos, para que ninguém prejudique a palavra de Deus. ” Tito 2

“Finalmente, irmãos, o que é verdade, o que é honroso, o que é justo, o que é puro, o que é adorável, o que é louvável, se há alguma excelência, se há algo digno de louvor, pense nessas coisas. O que você aprendi e recebi e ouvi e vi em mim – pratique essas coisas, e o Deus da paz estará com você. ” Filipenses 4: 8-9

“Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo e nos perdoará e nos purificará de toda injustiça.” 1 João 1: 9

Por: Gina Smith

RECOMENDAMOS


O Leão de Judá
Judá, a ti te louvarão os teus irmãos; a tua mão será sobre o pescoço de seus inimigos; os filhos de teu pai a ti se inclinarão. Judá é um leãozinho. (g49:8)

COMENTÁRIOS